Estudantes devem validar informações prestadas pelas instituições de ensino para renovar o contrato do Fies
Agência Brasil
Estudantes devem validar informações prestadas pelas instituições de ensino para renovar o contrato do Fies

O Ministério da Educação prorrogou, pela segunda vez, o prazo para renovação dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referentes ao primeiro semestre de 2017, que se encerraria nesta quarta-feira (31) . Agora, os estudantes que ainda não fizeram o aditamento terão até o dia 16 de junho para concluir a renovação. O prazo inicial anunciado pelo MEC expirava no dia 30 de abril.

De acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao MEC, a decisão de estender o período de renovação dos contratos do  Fies visa garantir que nenhum candidato seja prejudicado. 

O governo espera que cerca de 1,28 milhão de contratos sejam aditados neste semestre. Até a manhã desta quarta-feira, já foram formalizadas mais de 1 milhão de renovações. O aditamento dever ser feito no Sistema Informatizado do Fies (SisFies).

“Todos terão a oportunidade de renovar seus financiamentos”, disse o presidente do FNDE , Silvio Pinheiro, em declaração ao portal do MEC na internet.

Leia também: Imagens de mulher mutilada e suásticas levam UFRJ a apurar apologia ao nazismo

Os contratos do Fies devem ser renovados a cada semestre. O pedido de aditamento é feito inicialmente pelas faculdades e, em seguida, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas instituições no SisFies .

No caso de aditamento não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato – como mudança de fiador, entre outros requisitos –, o estudante precisa levar a documentação comprobatória ao agente financeiro (Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal) para finalizar a renovação. Já nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema.

Financiamento estudantil

O programa oferece financiamento a estudantes  em cursos de instituições privadas de ensino superior. A taxa efetiva de juros do programa é de 6,5% ao ano. O percentual de financiamento é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante.

O candidato deve ter renda familiar mensal de até três salários mínimos por pessoa. Neste semestre, o governo reduziu o teto do financiamento aos estudantes. O limite mensal do programa passou de R$ 7 mil para R$ 5 mil A oferta de vagas do programa dá prioridade aos cursos de engenharias, formação de professores e áreas de saúde.

Além das áreas prioritárias, o programa valoriza os cursos com melhores índices de qualidade em avaliações do Ministério da Educação. Para participar do Fies é preciso ter tirado pelo menos 450 pontos na média das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não ter zerado a redação.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!