Sistema para envio dos dados do Censo Escolar 2017 ficará disponível até o dia 31 de julho para a primeira etapa
Divulgação
Sistema para envio dos dados do Censo Escolar 2017 ficará disponível até o dia 31 de julho para a primeira etapa

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) abre nesta quinta-feira (31) a coleta de dados para o Censo Escolar 2017. A autarquia, vinculada ao MEC (Ministério da Educação) informa que o sistema Educacenso ficará disponível até o dia 31 de julho para a primeira etapa, que reúne os dados da matrícula inicial. As informações são preenchidas pelo diretor ou responsável pela escola, com apoio das secretarias municipais e estaduais de educação, diretamente no sistema. No início de 2018, ocorre a coleta da segunda etapa, referente à situação do aluno.

Leia também: Mais de 6,1 milhões de candidatos confirmaram inscrição no Enem, diz MEC

A matrícula inicial coleta dados de escolas, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula de todos os estabelecimentos públicos e privados de educação básica e educação profissional, de acordo com a data de referência do Censo Escolar , sempre na última quarta-feira de maio. Esta data é considerada o Dia Nacional do Censo da Educação Básica.

Especialmente nos anos ímpares, caso de 2017, os dados preliminares também são utilizados no planejamento e aplicação do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), por meio de um de seus instrumentos, a Prova Brasil .

Leia também: Candidatos transexuais ou travestis poderão pedir uso de nome social no Enem

As médias de desempenho dos estudantes no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação obtidas por meio dos dados do levantamento, vão compor o próximo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Detalhes sobre o levantamento

Principal instrumento de coleta de informações da educação básica e o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro na área, o censo educacional é coordenado pelo Inep e realizado em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do País.

Leia também: Prazo para renovar contratos do Fies é prorrogado para o dia 16 de junho

O Censo Escolar abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional e a coleta de dados tem caráter declaratório. O levantamento permite compreender a situação educacional do País, das unidades federativas, municípios e escolas, permitindo o acompanhamento da efetividade das políticas públicas. As informações declaradas devem ser precisas, pois dão subsídios para o repasse de recursos do governo federal, além de guiarem as políticas públicas de educação.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!