Tamanho do texto

São oferecidas 843 vagas em 16 municípios do Estado nas modalidades presencial e a distância; cadastros podem ser feitos até o dia 11 de junho

Instituto Federal oferece 843 vagas em cursos presenciais e a distância em 16 cidades de Santa Catarina
Reprodução/Google Maps
Instituto Federal oferece 843 vagas em cursos presenciais e a distância em 16 cidades de Santa Catarina

O IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) abriu inscrições para o processo seletivo de ingresso em cursos de graduação que terão as aulas iniciadas no segundo semestre deste ano. Os interessados têm de fazer o cadastramento até o dia 11 de junho.

Leia também: Câmara aprova projeto que dá desconto a professores na compra de materiais

Ao todo, o Instituto Federal de Santa Catarina oferece 843 vagas em cursos presenciais e a distância em 16 cidades do Estado (Campos Novos, Canelinha, Chapecó, Florianópolis, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Laguna, Otacílio Costa, Palhoça, Palmitos e São José), além de Paraná (Nova Londrina), São Paulo (Jales) e Rio Grande do Sul (Cachoeira do Sul).

Parte dos cursos terá seleção por meio do vestibular e outra pela nota obtida no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) dos últimos seis anos – nesse caso, o candidato deve optar por uma das notas e deve ter obtido pelo menos 300 pontos na redação.

As inscrições devem ser feitas no Sistema de Ingresso do IFSC. Candidatos que não têm acesso à internet podem fazer sua inscrição em um dos campi da instituição, onde haverá computadores à disposição dos candidatos.

Leia também: IFPE abre prazo de inscrições para o vestibular de meio de ano

Para os cursos em que a seleção é feita por meio do vestibular, há uma taxa de inscrição no valor de R$ 75, que deve ser paga até o dia 12 de junho. Candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), de família de baixa renda e doares de sangue podem solicitar a isenção do pagamento da taxa até 30 de maio.

O IFSC reserva metade das vagas para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escola pública. Dessas, metade fica para candidatos cuja renda familiar total é menor ou igual a um salário mínimo e meio e outra metade para aqueles cuja renda familiar total é maior que um salário mínimo e meio. Ainda, dentro de cada uma dessas divisões por renda, há reserva de 37% das vagas para pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

Sisu

O IFSC também vai abrir vagas para cursos de graduação no segundo semestre por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa a nota do Enem do ano anterior. O edital que vai regulamentar esse processo seletivo será lançado nos próximos dias.

Leia também: Candidatos têm até amanhã para pagar taxa de inscrição do Enem 2017

A lista completa de cursos oferecidos pode ser acessada na página do Instituto Federal de Santa Catarina na internet .

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.