Tamanho do texto

Interessados devem preencher o cadastro no período de 22 de maio a 25 de junho, somente pela internet; previsão é de que aulas comecem em setembro

Interessados em participar do processo seletivo  para o curso de mestrado no IFF têm de se matricular até 25 de junho
Divulgação
Interessados em participar do processo seletivo para o curso de mestrado no IFF têm de se matricular até 25 de junho

O IFF (Instituto Federal Fluminense) publicou nesta segunda-feira (22) o edital do processo seletivo para o Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias (MPET). São oferecidas 15 vagas para o novo curso, que possui como linhas de pesquisa “Formação Docente e Recursos Tecnológicos” e “Produção e Experimentação de Tecnologias”, e será ofertado no campus localizado no Centro de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro.

Leia também: Prazo para pedido de isenção no vestibular da Unicamp é aberto nesta segunda

Os interessados em participar do processo seletivo deverão realizar sua inscrição no período de 22 de maio a 25 de junho de 2017, exclusivamente pelo site do IFF . A taxa de inscrição, no valor de R$ 60,00, será confirmada mediante pagamento da GRU (Guia de Recolhimento da União). A isenção da taxa de pagamento poderá ser solicitada nos dias 12 e 13 de junho, das 9h às 18h, no Protocolo do Campus Campos Centro.

O processo seletivo terá, sendo que a primeira é composta por prova de conhecimentos específicos (objetiva e discursiva), que será aplicada no dia 16 de julho de 2017, das 9h às 12h, no Campus Campos Centro; e a segunda será composta por análise de currículo e entrevista. O resultado final da seleção será divulgado no dia 31 de agosto, e o início das aulas está previsto para o mês de setembro deste ano.

Voltado para portadores de diploma de Graduação, obtido em cursos reconhecidos por órgão competente do Ministério da Educação, o mestrado foi aprovado com nota 4 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Leia também: Veja 5 documentários que podem te ajudar a ir bem no Enem

"O instituto proporciona a toda comunidade uma excelente oportunidade de capacitação na área de Ensino, trazendo um novo curso de qualidade para integrar aos demais já ofertados pela instituição", afirma o pró-reitor de Pesquisa , Extensão e Inovação, Vicente de Oliveira.

Linhas de pesquisa

Segundo a coordenadora do curso, Sílvia Batista, o MPET integra, em suas duas linhas de pesquisa, estudos sobre formação docente e tecnologias e sobre produção, experimentação e avaliação de recursos. “Tem-se, assim, um grande campo no qual diversos aspectos relacionados às tecnologias podem ser abordados. Portanto, o curso tem uma proposta ampla e poderá contribuir para a preparação de diversos profissionais que atuam na área de ensino”, destaca.

Leia também: IFPE abre prazo de inscrições para o vestibular de meio de ano

Para a coordenadora adjunta do IFF Gilmara Barcelos, "esse mestrado revela a conquista de um grupo de professores que acredita, fortemente, na formação de professores. A verticalização das licenciaturas nesse mestrado que atenderá áreas distintas é algo inovador na região”.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.