Ao criar sua senha no site do Enem, guarde-a em algum lugar seguro para possíveis consultas posteriores
shutterstock/Reprodução
Ao criar sua senha no site do Enem, guarde-a em algum lugar seguro para possíveis consultas posteriores

Os candidatos que se inscreverem para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano terão segurança reforçada no sistema digital da prova. Isso porque o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reforçou as medidas para evitar que os inscritos tenham suas contas invadidas.

Leia também: Enem deve ter até um milhão de inscritos a menos neste ano, diz ministro

Na edição do Enem 2017 não será possível trocar a senha no próprio site, e quando isso acontecer, o candidato irá receber um alerta, por e-mail, sobre a alteração, facilitando o monitoramento da segurança.

Essa novidade já havia sido anunciada pelo Inep no início do ano, depois do órgão tomar conhecimento de uma brecha no sistema, que permitiu que internautas entrassem nas contas de usuários com notas mais altas e alterassem a opção de curso escolhidos para concorrer no Sistema de Seleção Unificada, que dá acesso a vagas de instituições públicas. As informações de como “roubar” a senha estava publicada em um fórum anônimo na internet ensinava como fazer esse procedimento.

Inscrições abertas

As inscrições para o exame tiveram início na última segunda-feira (8). De acordo com o Ministério da Educação (MEC), até às 11h40 desta terça-feira (9), a soma dos candidatos que se inscreveram na prova já ultrapassava um milhão de pessoas.

Leia também: Inscrições para o Enem 2017 começam hoje; siga o passo a passo do candidato

De acordo com a pasta, a expectativa é de que, até o fim do prazo para se cadastrar - que encerra em 19 de maio, às 23h59 – sete milhões de pessoas estejam inscritas na prova. Esse número, porém, já é estimado com uma perda de pelo menos um milhão de estudantes em relação com a edição do ano anterior. O ministro da Educação, Mendonça Filho, explica que isso deve acontecer pelo exame não servir mais como meio para se obter a certificação de conclusão do Ensino Médio.

Para se inscrever, é preciso entrar no site do exame, e ter em mãos CPF e outros dados pessoais, como e-mail, telefone celular e data de nascimento, para a conclusão do processo. Além disso, o estudante também terá que criar uma senha de seis a dez caracteres. É muito importante que esta senha seja guardada, pois é a partir dela, que será possível acompanhar seu cadastro.

A confirmação de inscrição só será feita após o pagamento da taxa do exame, que é de R$ 82, exceto para candidatos com isenção. Em caso de algum problema na hora de acessar a página do Enem, é possível recorrer ao Inep pelo telefone 0800 616161, que atende das 8h às 20, no horário de Brasília.

Leia também: Estudantes cearenses aprovados pelo Enem ganharão R$ 937 de bolsa do governo

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!