Universidade Humboldt, na Alemanha, é uma das instituições participantes do programa de bolsas de estudos da Capes
Divulgação
Universidade Humboldt, na Alemanha, é uma das instituições participantes do programa de bolsas de estudos da Capes

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou edital para selecionar pesquisadores e professores para participarem do Programa Cátedra Bonn, na Alemanha. Os candidatos vão concorrer à bolsa nas áreas de ciências sociais e humanas, com foco no fenômeno de dependências assimétricas agravadas.

Leia também: STF permite cobrança de pós-graduação por universidades públicas

As inscrições poderão ser feitas pela internet até o dia 30 de junho. O edital da Capes prevê a concessão de uma bolsa na instituição anfitriã com duração de, no mínimo, três meses e, no máximo, 12 meses; ou duas bolsas com duração de seis meses cada, conforme definido no cronograma. O resultado tem divulgação prevista para dezembro deste ano, e as atividades terão início em março do ano que vem.

De acordo com informações publicadas pelo Ministério da Educação , o candidato selecionado vai receber bolsa no valor de 3.500 euros, que serão pagos nos meses em que o selecionado estiver vivendo na Alemanha. Também serão pagos o auxílio deslocamento, instalação e auxílio seguro-saúde. A instituição anfitriã oferecerá local de trabalho totalmente equipado e acesso às bibliotecas.

Leia também: Senado convoca ministro para explicar cortes no Ciência Sem Fronteiras

O bolsista também terá apoio para encontrar alojamento antes e depois da chegada por meio do Centro de Acolhimento da instituição anfitriã e, caso necessário, curso de alemão para pesquisadores internacionais.

Harvard

Também foram abertas inscrições para selecionar professor pesquisador sênior do Brasil, especialista em qualquer disciplina ou área acadêmica, para bolsa de até 12 meses na Universidade Harvard , nos Estados Unidos.

O candidato escolhido vai ocupar a vaga de professor visitante, responsável por ministrar aulas e palestras, orientar alunos de pós-graduação e pesquisadores, bem como participar de grupos de pesquisa. É exigida fluência em inglês.

O valor da bolsa ofertada pelo programa é de US$ 10,4 mil, pagos apenas nos meses de efetiva permanência nos Estados Unidos, somados a auxílio para o deslocamento e para o seguro saúde. Pela instituição anfitriã, o selecionado receberá US$ 8 mil, para ajudar nas despesas pessoais, como de instalação, ou relacionadas à pesquisa. As inscrições também acabam no dia 30 de junho.

Leia também: Ministério da Educação abre inscrições para cursos gratuitos de idiomas

A cooperação entre a Capes e a Universidade Harvard existe desde 2012. Um dos objetivos é aumentar as contribuições de notáveis pesquisadores e educadores do Brasil na instituição anfitriã.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!