Enade é o principal componente para o cálculo dos indicadores de qualidade das instituições de ensino superior
Rodrigo Zanotto/ Especial para a AAN/RAC
Enade é o principal componente para o cálculo dos indicadores de qualidade das instituições de ensino superior

O Ministério da Educação (MEC) publicou, nesta quinta-feira (27), no Diário Oficial da União, o regulamento oficial do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2017, que será aplicado no dia 26 de novembro deste ano. 

Leia também: STF permite cobrança de pós-graduação por universidades públicas; veja opiniões

Responsável pela avaliação do rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, o Enade leva em conta o conteúdo, as habilidades e as competências que os universitários devem ter adquirido durante sua formação. A cada ano, o exame avalia um grupo diferente de cursos superiores, ciclo que se repete a cada três anos.

O exame é o principal componente para o cálculo dos indicadores de qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior do País. Caso tenham avaliações consideradas insuficientes, as instituições de ensino sofrem penalidades e podem, até mesmo, serem fechadas.

Os estudantes são obrigados a fazer o exame para receber o diploma, mas não há desempenho mínimo obrigatório.

Leia também: Ministério da Educação descredencia 32 instituições de educação superior

Devem fazer o exame tanto os estudantes ingressantes nos cursos avaliados quanto os estudantes que estejam próximos à conclusão do curso. As inscrições ficam a cargo dos dirigentes das instituições.

Áreas avaliadas

Neste ano, serão avaliados os cursos de Arquitetura e Urbanismo; Engenharia Ambiental; Engenharia Civil; Engenharia de Alimentos; Engenharia de Computação; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia de Produção; Engenharia Elétrica; Engenharia Florestal; Engenharia Mecânica; Engenharia Química; Engenharia; e, Sistema de Informação.

Serão avaliadas ainda as licenciaturas nas áreas de Artes Visuais; Educação Física; Letras - português e espanhol; Letras - português e inglês; Letras - inglês; Música; e Pedagogia. As licenciaturas e bacharelados em Ciência da Computação; Ciências Biológicas; Ciências Sociais; Filosofia; Física; Geografia; História; Letras - português; Matemática; e Química.

Leia também: Ministério da Educação abre inscrições para cursos gratuitos de idiomas

Também farão parte do Enade deste ano, os tecnólogos nas áreas de análise e desenvolvimento de sistemas; gestão da produção industrial; redes de computadores; e, gestão da tecnologia da informação.

* Com informações da Agência Brasil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!