
Institutos e Centros Tecnológicos Federais, Faculdades Federais e demais instituições de educação superior estaduais, municipais, privadas e especiais têm até esta quinta-feira (20) para preencher os dados do Censo da Educação Superior, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As instituições devem responder a um questionário neste site .
O Censo do Inep reúne informações sobre as instituições de ensino superior, cursos de graduação presencial ou a distância, cursos sequenciais, vagas oferecidas, inscrições, matrículas, ingressantes e concluintes e informações sobre docentes nas diferentes formas de organização acadêmica e categoria administrativa.
De 24 de abril a 5 de maio, o Instituto Anísio Teixeira verificará a consistência dos dados declarados pelas Instituições de Ensino Superior. O prazo para as universidades federais foi encerrado no último dia 7 de abril e a verificação será concluída ainda nesta semana.
Após a verificação da consistência, o sistema do Censo é reaberto para a conferência e a validação dos dados pelas instituições e, na sequência, o Inep realiza rotinas de análise na base de dados do Censo para conferir as informações. Só depois dessa fase de conferência o Censo é finalizado.
A partir dessa fase, os dados são divulgados e a Sinopse Estatísticas é publicada. Depois disso, não pode mais haver alteração nas informações, pois passam a ser estatísticas oficiais.
Leia também: Operação da PF combate desvio milionário da merenda escolar no Pará
O que é o Censo da Educação Superior?
O Censo da Educação Superior é considerado o "instrumento de pesquisa mais completo do Brasil" sobre as instituições de educação superior que ofertam cursos de graduação e sequencias de formação específica, além de seus alunos e docentes.
O levantamento é um pré-requisito para a participação das instituições em programas do Ministério da Educação (MEC), como o Programa Universidade para Todos (Prouni), o Programa de Financiamento Estudantil (Fies) e as bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O censo do Inep também subsidia a avaliação, o cálculo do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC), indicadores da qualidade da educação superior. Os dados do Censo também compõem o Indicador Aluno Equivalente – Graduação, utilizado para a distribuição de recursos orçamentários para as universidades federais.
Leia também: Unicamp inclui obras escritas por mulheres na lista de leituras obrigatórias
*Com informações e reportagem da Agência Brasil