Resultados podem ser acessados no site do Ministério da Educação; seleção é feita com base nas notas do Enem
Reprodução/MEC
Resultados podem ser acessados no site do Ministério da Educação; seleção é feita com base nas notas do Enem

Os candidatos que foram selecionados na chamada regular da primeira edição deste ano do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) poderão efetuar a matrícula até a próxima quarta-feira (8) a critério das instituições, conforme definido em edital. O sistema utiliza as notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2016 como critério para a escolha dos selecionados.

LEIA MAIS: Saiba tudo sobre o Enem

Os participantes que obtiveram as notas de corte mínimas do Enem para cada curso devem estar atentos ao cronograma estabelecido, uma vez que não haverá outra chamada para os selecionados na primeira opção. É necessário verificar o local, o horário e quais são procedimentos para a matrícula na instituição.

No dia 16 de fevereiro, as instituições de ensino irão convocar os participantes que integram a lista de espera do Sisu . Fazem parte da lista os estudantes não enquadrados em nenhuma das opções na chamada regular e aqueles selecionados na segunda opção, independentemente de terem ou não efetuado a matrícula. O período para manifestar interesse em participar da lista de espera termina no dia 10.

LEIA MAIS: Prouni divulga lista de aprovados na primeira chamada do programa; confira

Cerca de 2,5 milhões de estudantes inscreveram-se no Sisu do primeiro semestre de 2017. Como o sistema permite que o candidato faça duas opções de curso, o número de inscrições chegou a quase 5 milhões. A oferta é aproximadamente de 238 mil vagas de graduação, em cerca de 6,4 mil cursos de 131 instituições de todo o País.

Sistema informatizado

O Sisu é o sistema informatizado, gerenciado pelo MEC (Ministério da Educação ), pelo qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio.

Ao efetuar a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu. O candidato também deve definir se deseja concorrer a vagas de ampla concorrência ou àquelas com cotas.

LEIA MAIS: A busca pelo recomeço: conheça a história de um preso que prestou o Enem

No ano passado, pouco mais de 8,3 milhões de pessoas participaram do Enem e, portanto, estiveram aptas a se inscrever no Sisu de 2017.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!