Ao todo, são ofertadas 238.397 vagas em cerca de 6,4 mil cursos de 131 instituições públicas
Marcos Santos/USP
Ao todo, são ofertadas 238.397 vagas em cerca de 6,4 mil cursos de 131 instituições públicas

Os candidatos selecionados na chamada regular da primeira edição deste ano do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) podem realizar suas matrículas nas instituições de ensino a partir desta sexta-feira (3). 

LEIA MAIS: Veja tudo sobre o Enem no iG

Essa é a primeira e única chamada para os selecionados na primeira opção de curso. Por isso mesmo, os estudantes devem ficar atentos ao cronograma e aos procedimentos estabelecidos pela instituição escolhida. O período de matrículas pelo Sisu vai até a próxima quarta-feira (8), mas fica a critério de cada faculdade.

No próximo dia 16, serão convocados os candidatos que integram a lista de espera do Sisu, aqueles que não foram selecionados em nenhuma das opções na chamada regular e aqueles selecionados na segunda opção, independentemente de terem feito a matrícula. 

No entanto, para integrar essa lista de espera, os candidatos devem manifestar interesse pelo site até a sexta-feira da semana que vem, dia 10.

LEIA MAIS: MEC diz que falhas no sistema do Sisu foram sanadas; 800 mil já estão inscritos

Estudantes inscritos pelo Sisu

O Sisu seleciona os estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio. Ao todo, mais de 6,1 milhões fizeram o Enem em 2016. Porém, mais de 880 mil participantes realizaram o exame apenas para autoavaliação (como se fossem "treineiros") e 140.294 receberam nota zero na redação. Logo, esses participantes não estão incluídos na base de dados do Sisu. 

Cerca de 2,5 milhões de estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 se inscreveram no Sisu para o primeiro semestre de 2017. Como o sistema permite que o candidato faça duas opções de curso, o número de inscrições chegou a quase 5 milhões.

Ao todo, são ofertadas 238.397 vagas em cerca de 6,4 mil cursos de 131 instituições públicas, entre universidades federais e estaduais, institutos federais e instituições estaduais presentes em todo o País.

LEIA MAIS: Inscrições para mais de 214 mil bolsas de estudo pelo Prouni terminam hoje

A partir da última segunda-feira (30), a lista de selecionados em cada instituição cadastrada no Sisu, o edital do processo seletivo e o cronograma de chamadas já estão disponíveis na página oficial do sistema na internet.

* Com informações da Agência Brasil.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!