Tamanho do texto

Inscrições vão até sexta e resultado da seleção será divulgado na próxima segunda; sistema oferece mais de 238 mil vagas em instituições públicas

Inscrições no Sisu podem ser feitas até sexta-feira (27); aproveite seu desempenho no Enem e não deixe para a última hora
Marcos Santos/USP
Inscrições no Sisu podem ser feitas até sexta-feira (27); aproveite seu desempenho no Enem e não deixe para a última hora

Os estudantes interessados em participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm desta terça-feira (24) até a próxima sexta-feira (27) para se increverem. Ao todo, são 238.397 vagas em 131 instituições públicas, que variam entre universidades federais e estaduais, institutos federais e instituições estaduais.

LEIA MAIS: Instituições de ensino superfaturam mensalidades de alunos com Fies, diz revista

O Sisu seleciona os estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para isso, cabe a cada instituição definir o cálculo que utilizará para concluir a seleção dos novos alunos. Para participar do processo de seleção, o estudante só não pode ter tirado nota zero na redação do exame. Ao todo, mais de 6,1 milhões de estudantes fizeram as provas do Enem em 2016.

O resultado da seleção do Sisu será divulgado na próxima segunda-feira (30). O período de matrícula será de 3 a 7 de fevereiro. Os candidatos que não forem selecionados na chamada regular poderão participar da lista de espera, entre 30 de janeiro e 10 de fevereiro. Esses candidatos serão convocados a partir do dia 16 de fevereiro, caso haja vagas remanescentes.

LEIA MAIS: Reforma do ensino médio será o primeiro item na pauta do Senado em 2017

Entenda o cálculo da nota de corte

Após a abertura das inscrições pelo Sisu, são divulgadas, uma vez por dia, ao notas de corte de cada um dos cursos, tanto pelo sistema universal quanto pelo sistema de cotas.

O candidato também pode consultar, em seu boletim, a classificação parcial na opção de curso escolhido. Ao final do período de inscrição, é divulgada a lista de selecionados. No boletim de acompanhamento, o candidato pode consultar sua classificação e o resultado final. Ao longo do período de inscrição, o candidato pode mudar as opções de curso.

LEIA MAIS: Já descobriu sua nota no Enem? Confira agora as datas do Sisu, ProUni e do Fies

Aos estudantes, o Ministério da Educação (MEC) ressalta que tanto a classificação parcial quanto a nota de corte são calculadas a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção. Portanto, são apenas uma referência, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada pelo Sisu.

* Com informações da Agência Brasil.

    Leia tudo sobre: enem