Dino

A globalização tem feito com que o inglês não seja mais visto como um diferencial, mas sim como um pré-requisito indispensável, principalmente em relação ao mercado de trabalho. Pesquisas recentes apontam, porém, que apenas 5% da população brasileira fala um segundo idioma, e dentre esses, apenas 3% é fluente no inglês. Lembrando que um indivíduo fluente é aquele que fala, pensa e raciocina em dois idiomas, trafegando nesses ambientes sem maiores dificuldades ou traduções.

Para se alcançar tal objetivo, é importante que a escola bilíngue adote a vivência da língua estrangeira de maneira intensiva, com uma carga horária superior ao ensino básico e com algumas disciplinas ministradas na língua em questão, fazendo um link com matérias como artes, ciências e matemática. Assim, será possível trazer o idioma para perto da realidade das crianças, já que conexões cerebrais entre os neurônios que determinam a habilidade de falar outra língua são estabelecidas ainda na infância, através de exercícios e afetividade.

Isso tem refletido no aumento da procura por escolas bilíngues, prova disso foi o aumento do segmento dessas instituições no país, de 6% a 10% nos últimos 5 anos, segundo dados da Associação Brasileira do Ensino Bilíngue (Abebi).

Dentre os motivos principais, estão os pais, que desejam que seus filhos se capacitem para o mercado de trabalho o quanto antes, porém, de forma natural, sem passar pelo processo de aprendizado depois de adultos, afinal, é sabido que crianças têm uma facilidade maior de absorção de novas informações, principalmente quando se trata de um segundo idioma.

É aí que entra o papel da escola bilíngue, que é inserir a criança no jogo de linguagem da língua inglesa, fazendo com que o aluno mantenha contato com o idioma não apenas em sala de aula, mas também em diversas situações do dia a dia, tornando o inglês algo natural em suas vidas desde cedo.

Você viu?

A Prime Garden , que conta com três unidades no bairro Paraíso, em São Paulo, utiliza a metodologia CLIL Content and Language Integrated Learning, que contextualiza o inglês em matérias como ciências, matemática, linguagem, storytelling, cooking e arts, fazendo com que os alunos tenham imersão total no idioma, vivenciando-o e aprendendo de forma espontânea. 

A cultura brasileira também é muito valorizada, já que todo o material em português segue o MEC como referencial curricular, abordando conteúdos adequados para cada nível, sob visão multidisciplinar, integrando aulas de leitura e escrita, matemática, natureza e sociedade, movimento, artes visuais, música e culinária. 

A instituição conta com berçário a partir dos três meses, educação infantil e ensino fundamental I. Todas as aulas são em período integral ou semi-integral, para garantir que o aluno tenha tempo para assimilar os dois idiomas, já que conteúdos curriculares em português e inglês ampliam a carga horária. Cada fase recebe aulas em diferentes unidades, com variações na infraestrutura, pessoal, recursos pedagógicos, e materiais apropriados, de acordo com o que cada fase pede.

O ensino bilíngue oferece diversas vantagens, não se resumindo apenas na aquisição de fluência em outro idioma, mas também na expansão de visão de mundo da criança, desenvolvendo pensamento cognitivo e antecipando a consciência linguística, além da aceleração e aprimoramento das habilidades de interpretação, lógica e compreensão do aluno, facilitando o processo de aprendizado inclusive em outras matérias.

Alguns estudos renomados trazem evidências científicas e defendem que alunos expostos desde cedo a duas línguas contribuem para o seu desenvolvimento intelectual da criança, aumentando a sua criatividade e a flexibilidade cognitiva, resultando em melhor rendimento escolar. 

O aprendizado bilíngue treina o cérebro a mudar de uma língua para outra com muita frequência, um exercício que mais tarde fará com a criança tenha mais foco, concentração, memória e uma maior capacidade de planejar e resolver tarefas do que aquelas que foram expostas a somente um idioma.

A maior conectividade em áreas-chave do cérebro, por fim, faz com que bilíngues cheguem na terceira idade com menos incidência de Alzheimer e maior velocidade de raciocínio.

Website: https://primegardenbilingue.com.br/

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!