Boa parte dos nichos que fazem parte do franchising foi duramente afetada pela crise causada pelo coronavírus. No entanto, algumas redes de menor porte, boa parte microfranquias (investimento até R$90 mil), adaptaram suas operações para sobreviver.
Algumas oferecem modelos home based. Outras criaram alternativas mais enxutas e baratas para quem está desempregado e não dispõe de um volume grande de recursos para empreender.
De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desemprego encerrou o período de abril a junho em 13,3%. Foi a maior taxa para um segundo semestre desde que a série foi criada.
A partir disso, oito redes de franquias para empreender e ganhar dinheiro mesmo com a crise.
Os negócios vão de aplicativo de delivery até meios eletrônicos de pagamento e doceria gourmet.
No entanto, vale destacar que é preciso analisar o perfil que a rede busca e quais os riscos envolvidos na operação.
Confira:
Criada em 2019, a Dulc Croc é uma rede de micro confeitarias gourmet. O franqueado atua com a venda de doces, bolos, brownies, cookies e outros produtos com o mais alto padrão de qualidade. Com modelo enxuto, o negócio pode ser operado de casa e as vendas podem ser feitas tanto pelo delivery quanto por meio de encomendas.
Investimento: R$3,5 mil
Faturamento: R$3 mil
Tempo de retorno: 6 a 12 meses
Criada em 2018, a MaxiPay é uma fintech de soluções de pagamento. Com um portfólio de serviços variados, as possibilidades para os franqueados são inúmeras. Ele pode oferecer serviços bancários (correspondente), empréstimos, abertura de conta e aluguel de máquinas de cartão. Além disso, a empresa parcela o valor do investimento em 12 vezes.
Investimento: R$3,9 mil
Faturamento: R$6,6 mil
Tempo de retorno: 2 meses
Criada em 2001, a Valor Web é uma rede de franquias especializada em marketing digital. A proposta da empresa é oferecer soluções práticas com foco nos resultados. Os franqueados são responsáveis pela prospecção de empresas e o oferecimento de serviços como desenvolvimento de sites, e-commerce, mídias sociais, anúncios na web e Google Adwords. A empresa conta com 15 franquias em operação atualmente em modelo home based.
Investimento: a partir de R$8,9 mil
Faturamento: média de R$25 mil
Tempo de retorno: 3 a 6 meses
Criado em 2017, o Alfred Delivery é um aplicativo que entrega absolutamente tudo o que o cliente deseja. De pipoca de cinema até seu prato predileto, o objetivo da empresa é ser um “marketplace de tudo” dos pequenos centros urbanos. Nos últimos meses a empresa cresceu mais de 200%.
Investimento: a partir de R$10 mil
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Faturamento: R$90 mil
Tempo de retorno: 12 a 18 meses
A 360 Franchising é uma rede que atua com consultoria de expansão, formatação de empresas em franquias e gestão de unidades franqueadas. Com know-how de 15 anos, a empresa aderiu ao franchising recentemente. Os franqueados atuam com a prospecção de novos negócios e necessitam ter perfil comercial.
Investimento: a partir de R$20 mil
Faturamento: R$15 mil
Tempo de retorno: 10 a 15 meses
Criada em 2016, a Romeo e Julieta é um serviço online que leva o supermercado até você e opera por meio de franquias. Diferentemente de outras empresas, o negócio conta com funcionalidades que permitem ao cliente escolher o ponto certo das frutas e legumes que deseja. A franqueadora parcela a taxa de franquia em até 10 vezes.
Investimento: R$25 mil
Faturamento: a partir de R$80 mil
Tempo de retorno: 24 meses
No mercado desde 2014, a Turquesa Esmalteria é uma rede de franquias especializada em beleza e estética. Com serviços como manicure, pedicure, embelezamento do olhar, depilação, estética facial e corporal, a marca oferece modelos de operação enxutos para quem quer empreender na área. A rede conta com 50 franquias em operação atualmente.
Investimento: a partir de R$45 mil
Faturamento: média de R$50 mil (loja madura)
Tempo de retorno: 16 meses (médio)
Lançada recentemente, a Go Fit Truck é uma rede de franquias de academia móvel. Com foco na saúde e bem-estar das pessoas, o modelo conta com um “truck” no qual é levada a experiência de uma academia boutique (frequencímetros, bebedouro e toalhas personalizadas, por exemplo) para diversos locais. Além disso, o franqueado não precisa ser preparador físico.
Investimento: a partir de R$80 mil
Faturamento: R$30 mil a R$40 mil
Tempo de retorno: 12 meses
No franchising desde 2013, a Strike Brasil é uma rede de franquias especializada em personalização e inovadora técnica de aumento de performance automotiva. O negócio conta com mais de 30 unidades atualmente e oferece modelo home based. Durante a pandemia, o negócio passou a oferecer serviços via delivery e aumentou a presença nas vendas online.
Investimento: a partir de R$100 mil
Faturamento: R$35 mil
Tempo de retorno: a partir de 10 meses
Website: https://www.agenciasucellus.com.br/