Sérgio Sá Leitão
Divulgação
Sérgio Sá Leitão


Apresentado pelo analista e consultor eleitoral Wilson Pedroso,‘Política Real’ recebe para um bate-papo personalidades da política e pessoas com histórias inspiradoras. Neste episódio, o convidado é o ex-ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, que também foi secretário de Estado de Cultura em São Paulo.

Durante o bate-papo, Sá Leitão fez críticas contundentes a determinadas visões sobre o papel do Estado na cultura, especialmente no que diz respeito a setores da esquerda.

"Eu identifico em muitos discursos que vêm de parte da esquerda uma visão mais autoritária, mais controladora, e isso é a antítese da cultura. A cultura precisa de liberdade para florescer", afirmou Sérgio Sá Leitão. Para ele, a cultura, por sua essência, exige pluralidade, diversidade e autonomia, e qualquer tentativa de controle estatal sobre sua definição ou escopo seria prejudicial.

Outro ponto de destaque na fala do ex-ministro foi a defesa de uma política pública de cultura que seja ampla e inclusiva. Segundo ele, o papel do Estado deve ser de apoio e incentivo, não de controle. "O Estado não pode dizer o que é e o que não é cultura. O Estado tem que ter uma política pública de cultura ampla e democrática que abarque o maior número possível de manifestações, de expressões culturais e de segmentos, setores, estilos, etc.", completou.

A entrevista completa pode ser conferida no canal 'Política Real Podcast', apresentado por Wilson Pedroso. O programa vai ao ar toda quinta-feira, às 19h, no YouTube e no Portal iG.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!