Vinicius Lummertz é Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo e ex-ministro do Turismo
Alan Morici
Vinicius Lummertz é Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo e ex-ministro do Turismo

No último dia 3 de abril o jornal O Estado de S. Paulo publicou editorial que não pode deixar de passar pela reflexão dos brasileiros – especialmente aqueles que vão às urnas em outubro. Sob o título ‘Catástrofe contratada’, a chamada resume a trágica ópera: “A vingarem as propostas e ideias de Lula e Bolsonaro, por ora favoritos na corrida presidencial, o Brasil tem um encontro marcado com desastre maior a partir de 2023”.

O Estadão começa alertando que “o futuro é extremamente desafiador para o Brasil, e a escolha do próximo presidente da República definirá quão prolongados serão os efeitos perniciosos de uma crise política, econômica, social e moral que há mais de três anos tem sido pintada com cores vivíssimas, diante dos olhos de todos. Das duas, uma: ou as forças genuinamente democráticas da sociedade superam veleidades e constroem uma alternativa responsável às forças do atraso que ora parecem triunfar, ou o País tem um encontro marcado com um desastre ainda maior do que o atual a partir de 2023”.

Assim como eu já me manifestei aqui, o jornal paulista lembra que nenhuma eleição pode ser considerada mais importante do que outra, pois todas são cruciais ao tempo de sua realização. Porém, como eu também já escrevi nesta coluna, o Estadão diz que “é possível afirmar que os riscos envolvidos na escolha dos eleitores em 2022 são de magnitude poucas vezes vista na história recente do País. Há sérios obstáculos políticos e econômicos a serem superados, como já estiveram em jogo em tantos outros pleitos. Mas, a julgar pelo que propõem os dois pré-candidatos que lideram as pesquisas de intenção de voto no momento, o ex-presidente Lula da Silva e o presidente Jair Bolsonaro, nada indica que caminhos serão abertos para que o Brasil saia desse lamaçal caso um dos dois seja o vencedor do pleito em outubro”.

O Estadão toca na principal ferida brasileira hoje: “Cerca de 50 milhões de brasileiros convivem com a insegurança alimentar, ou seja, não têm renda suficiente para garantir comida no prato todos os dias. O número de desempregados – embora tenha recuado de 14,6% para 11,2% no trimestre encerrado em fevereiro, em comparação com o mesmo período no ano passado – ainda é assustador: são 12 milhões de cidadãos em idade economicamente ativa sem trabalho no País, de acordo com o IBGE. Economistas preveem que o porcentual de desocupação permanecerá no patamar de dois dígitos, no mínimo, até 2024. A inflação renitente corrói a renda dos que têm um emprego. Juros em ascensão freiam a capacidade de expansão da atividade econômica”.

Para o Estadão, “diante desse quadro trevoso, é desalentador constatar que tudo o que Lula e Bolsonaro propõem só tende a agravar os problemas do País. É o exato oposto do que se espera de candidatos à Presidência da República. O fato é que nem Lula nem Bolsonaro têm projetos certos para atacar os problemas do País. Não propõem nada além de suas supostas virtudes pessoais em relação ao oponente”.

O parágrafo final também é muito semelhante ao que venho dizendo nesta coluna há muitos meses: “O País precisa de um líder moderno, atinado com a agenda política, social, econômica e ambiental do século 21. Um conciliador. Alguém que pense o futuro com responsabilidade, empatia e espírito público”.

Ou seja, alguém que desperte a esperança dos brasileiros em um futuro melhor. Com certeza o eleitor saberá identificar esse líder, que não se encontra na polarização nem no populismo, mas sim na via democrática, aquela que sempre levou o Brasil ao bom caminho.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!