A existência de pessoas escravizadas ainda hoje é motivo de vergonha
Reprodução/Gov.br
A existência de pessoas escravizadas ainda hoje é motivo de vergonha

O Dia Nacional de combate ao Trabalho Escravo, 28 de janeiro, chega em meio ao escândalo do abandono e o descaso com o povo indígena Yanomami que desde a chegada do europeu por aqui, em 1500, vem sobrevivendo a todo o tipo de dizimação, inclusive resistindo a serem escravizados. Os números mostram que a Lei Áurea assinada em 1888 pela Princesa Isabel nunca foi plenamente praticada.

A existência de pessoas escravizadas até os dias de hoje e o escândalo envolvendo o tratamento dado aos povos indígenas não são casos isolados. Estão intrinsicamente relacionados: os direitos humanos nunca foram para todos aqui no Brasil. Isso ficou muito claro agora com o episódio dos atentados em Brasília, de grupos que criticavam justamente essas garantias humanitárias, mas as reivindicaram quando passaram para o outro lado do balcão e foram presos.

Aumento da escravidão
O Brasil registrou 2.575 pessoas em situação análoga à escravidão no ano passado, um recorde desde 2013, segundo dados do Ministério do Trabalho. O saldo é de mais de 60 mil trabalhadores resgatados desde a criação dos grupos especiais de fiscalização móvel.

Levando em consideração o extremo isolamento de algumas aldeias, o abandono por parte do governo, às invasões violentas e facilitadas de mineradores, empresários do agro e madeireiros não são raros relatos que apontam que não estão tendo somente suas terras invadidas: sob mira de armas são obrigados ainda a cooperarem como mão de obra ou com os conhecimento da região.

Não são raros casos de mulheres e meninas serem estupradas para satisfazerem sexualmente esses marginais invasores. Um relato emblemático foi de três indígenas Guarani-Kaiowá de 23, 20 e 14 anos foram resgatados de condições análogas às de escravo em uma área de produção de eucalipto em Ponta Porã (MS) justamente no Dia dos Povos Indígenas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!