O Antagonista

Kassio Nunes foi indicado ao STF pelo presidente Jair Bolsonaro
Samuel Figueira/TRF-1
Kassio Nunes foi indicado ao STF pelo presidente Jair Bolsonaro.

Kassio Nunes Marques , escolhido por Jair Bolsonaro para ocupar a vaga de Celso de Mello no STF , apresentou uma dissertação de mestrado à Universidade Autônoma de Lisboa com trechos inteiros copiados de artigos publicados na internet por um advogado. As informações são da revista Crusoé .

Kassio Nunes concluiu a dissertação em 2015.

Um levantamento feito por Crusoé nas 127 páginas do trabalho, que garantiu ao desembargador o título de mestre em direito, mostra que passagens inteiras são idênticas a trechos de textos do advogado Saul Tourinho Leal, integrante da banca de advocacia do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Carlos Ayres Britto. Tourinho Leal é piauiense, assim como Kassio Nunes.

A dissertação repete até um erro de português contido em um dos artigos do advogado – o que indica ter havido, na elaboração da dissertação, um “copia e cola” a partir dos textos do advogado.

Crusoé utilizou a ferramenta “ Plagium ”, disponível na internet, para identificar os trechos.

Há mais de uma dezena de passagens da dissertação de Kassio Nunes reproduzem partes de artigos de Tourinho Leal , muitas sem tirar nem pôr palavras. Não há, no trabalho, qualquer referência ao advogado – ele não é citado nenhuma vez.

Para além dos indícios de plágio , na dissertação do desembargador escolhido pelo presidente da República para o Supremo há algo mais que chama atenção, e que põe em dúvida se foi ele mesmo quem produziu o trabalho: o arquivo do texto, disponibilizado na internet, registra o nome “Saul” como autor do documento (veja abaixo).

É uma informação que leva à suspeita de que Saul Tourinho pode não apenas ter “inspirado” o trabalho de Kassio a ponto de ter passagens inteiras de seus artigos reproduzidas, mas ajudado o magistrado a escrever a dissertação.

Saul ainda não foi localizado por Crusoé para falar sobre o assunto e a revista ainda não conseguiu contato com Kassio Nunes.

Fonte:  Crusoé

    Veja Também

      Mostrar mais