
Cine-Jato
Além dos vídeos das delações, o MPF e a PF guardam a sete chaves as provas das falas: há outros vídeos, de prepostos e até congressistas tratando a propinas e caixa dois.
Gazeteiros
Revoltado com o plenário do Senado vazio na quarta à tarde, Magno Malta (PR-ES) gravou vídeo e soltou nas redes, cobrando colegas. Já teve 4 milhões de visualizações.
Faxineira..
Os defensores de Dilma Rousseff citam que ela fez a limpa na direção da Petrobras assim que avisada do esquema de corrupção. A Coluna publicou o troca-troca à época, em fevereiro de 2013. Ela demitiu Cerveró e Paulo Costa, entre outros. Um mês depois a PF soltou a Lava Jato, receosa de que a turma do mal fugisse ou destruísse provas.
Mas nos bastidores o que se diz é que Dilma, que foi presidente do conselho, suspeitava que a bomba ia estourar e resolveu fazer a limpa para minorar o estrago. Não deu.
Deu curto
Lulécio (Lula + Aécio), Dilmasia (Dilma + Anastasia), Pimentécio (Pimentel + Aécio). Os neologismos criados pelo grupo político de Aécio Neves para garantir, pelas urnas de Minas, seu projeto eleitoral nacional e cargos no setor elétrico, passaram de curto-circuito para choque. Projeto que agora pode o eletrocutar.
Leia também: Esplanadeira: UNE e UJS, sem dinheiro para protestos, somem das ruas
Aliás, quando Marcelo Odebrecht diz, na delação, que investir em Aécio era importante por sua influência no setor elétrico, o MP sabe de quem falava: Dimas Toledo, chefão de Furnas por muitos anos, que apadrinha prepostos ainda hoje na estatal.
Entre dois
Pré-candidato a presidente, Jair Bolsonaro, de saída do PSC, está entre o PR e PHS, para filiação. Mais perto do PHS. Bolsonaro procurou há dias em Brasília um marqueteiro político, mas avisou que não tem dinheiro para pagar a consultoria.
Ponto Final
Então, PMDB é 15 na urna e 40 na conta! US$ 40 milhões.