undefined
Reprodução internet
Entidade internacional quer a divulgação do IR dos nossos congressistas

A Finance Uncovered, organização internacional sem fins lucrativos composta por 207 jornalistas, lançou iniciativa para pressionar membros do Legislativo a abrirem suas declarações de impostos de renda: o The Tax Disclosure Project. Ao todo, 20 países são alvos do projeto, entre eles o Brasil.

Segundo a entidade, “representantes eleitos são pagos pelos contribuintes para tomar decisões sobre taxação e como nosso dinheiro será gasto em nome de todos nós”.

Objetivo é “assegurar transparência e evitar injustiças e conflitos de interesse”. No Brasil, os 513 deputados federais e 81 senadores receberam simultaneamente um e-mail enviado pelo Tax Disclosure com as mesmas perguntas e pedidos: para que disponibilizem suas declarações e que declarem apoio a causa. Após três semanas do envio, nenhuma resposta foi recebida.

Representantes eleitos de apenas alguns países como Finlândia, Noruega, Paquistão e Suécia divulgam atualmente suas declarações de imposto. Nos outros três países da América do Sul que participam da campanha (Venezuela, Chile e Argentina), há indicadores de que ao menos um político de cada irá colaborar.

Leia também: APO será extinta na sexta sem apresentar custo dos Jogos

“Acredito que no Brasil a discussão sobre paraísos fiscais ainda esteja muito ligada à corrupção, sendo que o problema é mais amplo que isso. É uma prática adotada por diversas empresas atuando no limite da legalidade e que tem diversos outros impactos”, afirma Nick Mathiason, co-diretor da Finance Uncovered. 

Colaborou Walmor Parente

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!