A Polícia Federal deflagrou nesta manhã de terça (21) operações em São Paulo e São Luís (Turing) com mandados de prisão preventiva e condução coercitiva contra servidores públicos e blogueiros. Eles são acusados de vazarem operações e prejudicarem investigações em andamento - e segundo a PF do Maranhão, de até extorquirem futuros alvos.
Leia também: PF apreende munições de fuzil AK 47 que seriam entregues a traficantes no Rio
Em São Paulo foi levado sob condução coercitiva o blogueiro Eduardo Guimarães, do Blog Cidadania, simpático ao PT. Ele é suspeito de ter vazado a condução coercitiva do ex-presidente Lula da Silva há um ano, segundo as primeiras informações.
No Maranhão, blogueiros são suspeitos de terem informações privilegiadas passadas por um agente policial federal – alvo de prisão – que antecipava as operações.
Leia também: Temer pode ter sobrevida por eleição indireta se chapa for cassada
Três blogueiros, entre eles os irmãos Neto Ferreira e Luis Pablo, foram presos, e seu pai, também blogueiro, Luis Assis. Eles são acusados pela Polícia Federal de antecipar a alvos informações vazadas por um agente da PF. Os investigados fugiam e destruíam provas, segundo as investigações. As informações e a lista foram dados em primeira mão pelo blog O Informante, do Jornal Pequeno de São Luís.
Prisão preventiva decretada:
DANILO DOS SANTOS SILVA
LUIS ASSIS CARDOSO DA SILVA DE ALMEIDA
LUIS PABLO CONCEIÇÃO ALMEIDA
HILTON FERREIRA NETO
Conduções coercitivas:
ANTONIO MARCELO RODRIGUES DA SILVA (MINARD)
YURI DOS SANTOS ALMEIDA
MARCELO AUGUSTO GOMES VIEIRA
ANTONIO MARTINS FILHO
EZEQUIEL MARTINS DA CONCEIÇÃO (KIEL).