Eleições 2018 e a Operação Lava Jato

Em ano eleitoral, os eleitores precisam de cuidados para saber o real impacto que as investigações terão sobre os candidatos do pleito; entenda

As eleições presidenciais de 2018 talvez representem uma das mais importantes e enigmáticas eleições de nossa novel e instável democracia.

Leia também: Intervenção Federal no Rio de Janeiro é constitucional?

Antonio Riccitelli analisa o cenário das eleições de 2018 com a Operação Lava Jato
Foto: Jr./ ASICS/ TSE
Antonio Riccitelli analisa o cenário das eleições de 2018 com a Operação Lava Jato

Apesar do recente amadurecimento político do povo brasileiro, decorrente de complexos e angustiantes, porém, necessários e relevantes, processos políticos, jurídicos e institucionais, o eleitor ainda encontra inúmeros obstáculos para o exercício do voto consciente.

Se, por um lado, a tecnologia das redes sociais favorece a rápida identificação dos antecedentes dos candidatos, por outro, o grande número de partidos políticos, o fisiologismo que os reveste e a falta de lideranças legitimadas pela consagração popular contribuem, sobremaneira, para dificultar a melhor escolha de candidatos.

Leia também: Reforma trabalhista: progresso social ou cilada para o trabalhador?

Você viu?

Trata-se de um fenômeno claro, de falta de representatividade. O eleitor não consegue identificar padrões éticos, experiência administrativa  e boas práticas de gestão pública em candidatos que minimamente o represente.

O obscuro cenário agrava-se com o surgimento de uma classe de candidatos, representados por aqueles que integram o grupo de investigados, alguns já réus, da maior operação anticorrupção da história do Brasil, a Lava Jato. Muitos nem serão candidatos outros, provavelmente, beneficiados por condições socioeconômicas privilegiadas, garantirão, a um elevado custo, utilizando o expediente legal de infindáveis recursos administrativos e jurídicos, o direito de serem votados.

Por conseguinte, ainda teremos candidatos viabilizados por coligações, essencialmente fisiológicas e intempestivas, decorrentes da falta de legitimidade  ou de vedações legais inerentes as suas condições de investigados, réus ou  condenados. Estes últimos serão impedidos de participar da ciranda eleitoral devido à Lei Ficha Limpa.

Assim, percebe-se o verdadeiro paradoxo das eleições que se avizinham, emblemáticas para o futuro da manutenção da democracia no Brasil, valorizadas pelas recentes turbulências de processos políticos e jurídicos que o país vivenciou, como o de mais um amargo impeachment presidencial e de mudanças, algumas inusitadas, promovidas a partir de decisões apertadas, exaradas pelo Supremo Tribunal Federal.

Leia também: Legislativo e Judiciário: crise institucional anunciada

O sistema eleitoral brasileiro terá, entre outras, a relevante missão de minimizar a frustração do esperançoso e ávido eleitor brasileiro, que poderá votar em candidatos  oficialmente registrados, porém legalmente impedidos de assumirem seus mandatos. Eis aí mais um item componente do alto custo da Democracia.