A Educação é único caminho portador de um Futuro de desenvolvimento e realização das nossas potencialidades deve pois, ter absoluta prioridade no Planejamento e Gestão Estratégicos de um projeto que vise o Desenvolvimento Nacional.
A Educação que transborda visto que não se conforma.
A Educação deva propiciar:
– Ampliação da percepção de Mundo;
– Emancipação.
Que pelas lentes da educação poderemos "ler o mundo" e tornar possível o sonho. Afinal… os limites do nosso mundo são os limites do nosso conhecimento.
Assim, ao tratamos de EDUCAÇÃO devemos estimular:
– Significação dos conteúdos;
– Desafios diante da perplexidade que gera curiosidade… da complexidade que nega o determinismo;
– Inquietação;
– Projetos;
– Criatividade.
Vale perceber que nem tudo pode ser medido ou pesado…
Assim…
Uma Educação para as competências
não tem sentido sem
Uma Educação para as sensibilidades
É essencial a Formação do estudante do século XXI para o século XXI… direcionada ao…
– Conhecimento;
– Tirocínio (Capacidade decisória);
– Criatividade;
– Inovação.
Dessa forma, necessário que o Planejamento Estratégico da Educação observe os seguintes pilares:
– Identificação de objetivos.
– Definição de métodos e de metodologias.
– Criação de uma ambiência educacional adequada
e
dentro da ambiência educacional… devamos ressaltar:
– Qualificação e reconhecimento dos professores;
– Qualificação e reconhecimento dos gestores escolares;
– Adequação de meios aos fins.
Valioso construir neste almejado ambiente:
- A superação da ideia de transmissão de informação como atividade estruturante da aula;
- A redefinição do sentido de conteúdo (a partir da distinção entre objeto de conhecimento e objeto de ensino), que se afasta da ideia de conjunto estabilizado de conceitos e se aproxima de um feixe de habilidades especificas;
- A crítica à premissa de que o ensino deve proceder da teoria à prática, isto é, à crença de que sem conhecer os conceitos abstratos o aluno é incapaz de pensar adequadamente sobre situações concretas;
- A afirmação da ideia de que o ensino a partir de situações e problemas concretos permitindo uma melhor compreensão das formulações teóricas necessárias ao enquadramento, à compreensão e à resolução de tais problemas.
Sendo necessário desenvolver…
– Um ambiente colaborativo;
– Uma formação entrelaçada;
– Um currículo integrador;
– Compromisso com a pesquisa;
– Significância da experiência educativa;
– Ligação com o exterior (a vida como ela é) e como decorrência …
– Transdominialidade;
– Pacto com o Futuro (compromisso: Professor/Aluno – Sociedade/Academia).
Nesse diapasão, os Centros Educacionais possam ser assim estruturados:
– Núcleo pedagógico: envolvendo pesquisa, estudo e definição dos conteúdos e a didática a serem ministrados nos diversos cursos;
– Núcleo de neuroeducação: buscando a utilização das descobertas sobre aprendizagem, memória, linguagem e outras áreas da neurociência para que sendo conhecido o processo de aprendizagem e internalização possamos traçar as estratégias mais adequadas voltadas ao ensino e aprendizagem;
– Laboratório de metodologias ativas aplicadas à criatividade e inovação baseando-se em formas de desenvolver o processo de aprender, utilizando experiências reais ou simuladas, visando às condições de solucionar, com sucesso, desafios em diferentes contextos e utilizando processos interativos de conhecimento, análise, estudos, pesquisas e decisões individuais ou coletivas, com a finalidade de encontrar soluções para um problema.
Tal estrutura tem por finalidade precípua fazer com que o aluno construa o conhecimento, partindo de experiências e saberes individuais ou compartilhados, desenvolvendo ao máximo a criatividade e as práticas inovadoras no seu dia a dia.
Providências que indicam que é proveitoso discutir, por exemplo:
– A possibilidade de ampliar para fora da sala de aula o espaço de ensino e os mecanismos necessários para isto (projetos, grupos de pesquisa etc.);
– Os mecanismos necessários para fomentar autonomia e responsabilização dos atores no processo de ensino;
– As relações da pesquisa e extensão com o processo regular de aprendizagem.
"Se você quiser construir um navio, não dê ordens para as pessoas juntarem madeira.
Ao contrário, ensine elas a desejar a imensidão e a infinitude do mar"
Antoine de Saint-Exupéry
A liberdade não pode ser ensinada, mas o voo pode ser estimulado.
Ex cordis... a Educação é uma relação de encantamento e de Amor.
José Barroso Filho
é Ministro do Superior Tribunal Militar e Conselheiro do Conselho Nacional de Educação