O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, disse que a floresta Amazônica é muito preservada e que 85% da floresta é intocada. O ministro disse ainda que os países estrangeiros não consideram essa informação ao criticarem o governo federal.
Em entrevista à Rádio Jovem Pan, Heleno disse que os estrangeiros “pegam fotografia de desmatamento, fotografia de incêndio e acham que a Amazônia inteira está pegando fogo”.
O ministro disse ainda que, em conversa com o vice-presidente Hamilton Mourão, concordou que o governo federal irá levar embaixadores de países que criticam a atuação ambiental do Brasil para ver a região Amazônica.
"Tem muito crítico que é crítico de barzinho. O que a gente brinca é que é esquerda escocesa. Atrás de uma garrafa de uísque escocês, o cara resolve todos os problemas do Brasil", disse.
Entretanto, o ministro assumiu que o governo precisa aperfeiçoar algumas medidas ambientais na região. "Queremos agora é que outras instituições, que tem papel fundamental na Amazônia se voltem para essa área: Polícia Federal, Receita Federal, Ibama, as nossas instituições de ensino", concluiu.