Um vídeo impressionante, de um momento bonito da vida selvagem, foi registrado por um guia durante uma trilha em um parque na Costa Rica. Uma bicho-preguiça fêmea foi flagrada dando à luz em cima de uma árvore e quase deixou o filhote cair. O recém-nascido acabou salvo pelo cordão umbilical.
Leia também: Ladrão usa vara de pesca para roubar colar da Versace; assista
Nas imagens, registradas por Steven Vela em La Fortuna, na cidade de Alajuela, a mamãe bicho-preguiça aparece no topo de uma árvore já em trabalho de parto. Quando o filhote nasce, ele acaba caindo e fica suspenso no ar apenas pelo cordão umbilical até ser resgatado. "Com certeza, foi a coisa mais esquisita que já presenciei em toda a minha vida", afirmou Vela em entrevista à CNN.
Capturar um momento como esse é algo extremamente raro. Presidente da Fundação de Conservação dos Bichos-Preguiça da Costa Rica , e alguém que já trabalha com a espécie por bastante tempo, a doutora Rebecca Cliffe afirmou que algo que "poucas pessoas terão a sorte de presenciar".
"O bicho-preguiça é um animal que gosta de se manter escondido e que vive na copa das árvores . Eles são especialistas em camuflagem. Ter a chance de ver um animal destes na natureza já é uma sorte muito grande, imagine conseguir acompanhar o momento do trabalho de parto ? É algo muito especial", revelou Cliffe ao canal de TV.
Ela revela ainda que já conseguiu assistir ao evento uma vez, em 2013: "era um dos animais que eu costumava acompanhar e estudar. Ela desceu do topo da árvore e deu à luz a apenas dois metros de distância de mim".
Leia também: Justiça bloqueia bens de Ronnie Lessa e Élcio Queiroz e quebra sigilo bancário
Responsáve pelo "flagrante", Vela disse que nunca viu nada parecido ao longo dos oito anos em que atua como guia turístico na região de La Fortuna: "alguns turistas
conseguem ver macacos, cobras, iguanas e tucanos. Desta vez, este grupo foi muito sortudo. Não conseguia acreditar no que via. Estávamos no lugar certo e na hora certa. Acho que nunca mais verei algo assim".
Ainda de acordo com a publicação, apesar dos momentos de tensão vividos durante o parto, tanto a mamãe bicho-preguiça
como o filhote passam bem e permanecem na mesma região em que foram avistados.