carros em fileira diante de estrada cheia de água
Antonio Cicero/PhotoPress/Agência O Globo
Forte chuva causa vários alagamentos, engarrafamentos e interrupcao de linhas de trem da CPTM nas cidade de Sao Paulo e Osasco

Os extremos climáticos se tornaram o 'novo normal', alertam os estudiosos em clima. As chuvas têm se concentrado em poucos dias, em tempestades como a que mergulhou São Paulo no caos. O volume total da precipitação no mês é semelhante ao de outros anos. Por outro lado, o que mudou foi a distribuição, afirma o meteorologista Marcelo Seluchi, coordenador-geral de Operações e Modelagem do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), instituição que desde sábado avisava sobre os riscos para São Paulo.

Seluchi explica que o verão deste ano não está mais chuvoso do que o normal. Na verdade, dezembro e janeiro tiveram chuvas abaixo da média em São Paulo, Rio de Janeiro e boa parte de Minas Gerais. Excepcional foi a ocorrência de três eventos meteorológicos extremos concentrados nos últimos 20 dias, incluindo as tempestades desta segunda-feira (10) no Rio e em São Paulo.

Leia também: São Paulo registrou metade da chuva esperada para fevereiro em três horas

Segundo o coordenador do Cemaden, a tempestade foi causada pelo choque de uma frente fria muito poderosa com o forte calor e a grande umidade de São Paulo. Uma outra frente com potencial de causar chuva extrema como essa se formou em janeiro, mas não foi notada porque teve seus efeitos reduzidos por outras condições atmosféricas.

O climatologista Carlos Nobre, do Instituto de Estudos Avançados da USP, lembra que os extremos têm sido previstos pelos modelos de mudanças climáticas desde o início deste século. Nobre destaca que as grandes cidades brasileiras sofrem com a falta de resiliência: elas foram construídas para uma realidade que não existe mais e não souberam se adaptar . Ao contrário, há cada vez mais gente vivendo em áreas de risco e mais áreas impermeabilizadas por concreto e asfalto, impedindo o escoamento da água.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!