Entidades entraram com representação contra Ricardo Salles
Jorge William / Agência O Globo - 1.8.19
Entidades entraram com representação contra Ricardo Salles


Movimentos sociais, acadêmicos e políticos se uniram para entrar com uma representação na Procuradoria Geral da República (PGR) contra o ministro do Meio Ambiente , Ricardo Salles , e o presidente do Instituto Chico Mendes (ICMBio) , Homero Cerqueira , conforme o divulgado pelo jornal Folha de S.Paulo. A representação tem a participação de entidades como Greenpeace, MST, MTST , entre outras.

O pedido é para que seja feita uma apuração sobre a conduta dos representantes do governo Bolsonaro  a respeito de uma reserva ambiental no Acre . Salles se reuniu com ruralistas em Brasília, no dia 6 de novembro de 2019. Um mês depois, suspendeu a fiscalização dentro da Reserva Extrativista (Resex) Chico Mendes .

Leia também: Bolsonaro anuncia criação de Conselho da Amazônia sob comando de Mourão

A reunião teve a presença de g rileiros e infratores ambientais . Entre eles, estava o grileiro Rodrigo Oliveira Santos , sentenciado em primeira instância pela Justiça Federal por desmatamento e indiciado por ameaçar de morte um servidor do ICMBio .

Organização

O encontro for organizado pela deputada federal Mara Rocha (PSDB ) e o senador Márcio Bittar (MDB) . Mara é autora de um projeto que retira dos limites da Reserva Extrativista Chico Mendes áreas dos munícipio de Assis Brasil, Brasiléia, Capixaba, Epitaciolândia, Rio Branco e Sena Madureira.

Segundo o sistema Prodes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais ( Inpe ), a Resex foi desmata em 74,5 km2, aumento de 203% em comparação a 2018.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários