Tempestade de areia foi registrada na região sudeste da Austrália
Reprodução/CNN
Tempestade de areia foi registrada na região sudeste da Austrália


Ainda sofrendo com devastadores incêndios florestais, a Austrália continua sendo castigada pelo clima. Entre domingo (19) e segunda-feira (20),  tempestades de areia e chuvas de granizo com pedras de do tamanho de uma bola de golfe foram registradas no país.

Os fenômenos ocorreram na região sudeste, Sidney e a capital Canberra , além de outras cidades do estado de Nova Gales do Sul, foram atingidas. Vídeos que circulam pelas redes sociais mostram enormes massas de poeira tomando os céus. As tempestades de areia são provocadas por fortes rajadas de vento combinadas à seca vivida no território australiano.

A Austrália vive a pior seca já registrada em sua história desde janeiro de 2017.A média de quantidade chuva que caiu em Nova Gales do Sul desde então é de 25 mm por ano.


Chuva

A poeira foi amenizada pelas chuvas , que ajudaram também no combate aos incêndios, apesar de não terem sido suficientes para acabar com as chamas. Além disso, em alguns locais, como a capital, a chuva veio acompanhada por granizos de até 5 cm de largura. As pedras chegaram a quebrar vidros e machucaram passáros.

Leia também: Racismo na habitação intensifica ondas de calor mortais nos EUA, diz estudo

Nos próximos dias, a previsão é de ventos fortes , portanto os fenômenos climáticos devem continuar atrapalhando o dia a dia na Austrália. “Entre quarta e quinta-feira a gente deve ver o risco de incêndios crescer novamente e causar novos problemas para os nosso bombeiros”, disse a meteorologista Rose Barr,  em entrevista ao The Guardian.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!