Agência Brasil

Manchas de óleo serão estudadas por 12 projetos financiados pelo Capes
Agência Brasil
Manchas de óleo serão estudadas por 12 projetos financiados pelo Capes


A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ( Capes ) divulgou nesta quinta-feira (16) os projetos selecionados no Programa Capes Entre Mares, que vai pagar bolsas de estudo para pesquisas sobre o combate ao derramamento de óleo nas praias brasileiras. Foram selecionadas 12 propostas das 278 submetidas.

A divulgação foi feita horas depois de sair na imprensa a informação de que o resultado do edital, publicado em 29 de dezembro de 2019,  estava atrasado em um mês. A promessa era de que a lista dos selecionados fosse liberada no dia 18 de dezembro, até porque se trabalhava em caráter de urgência para combater a poluição nas praias.  Em nota, o Capes apontou o grande número de participantes como o motivo da demora. 

Leia também: Óleo deixa manchas em banhistas nas praias do Nordeste

A instituição vai ceder  R$1,3 milhão para projetos de sete áreas diferentes: avaliação dos i mpactos ambientais e socioeconômicos, biorremediadores, dispersão do óleo, processamento de resíduos, tecnologia aplicada à contenção do óleo e saúde coletiva. Cada pesquisa deve receber suporte de até R$ 100 mil, além de uma bolsa de mestrado, com implementação prevista para junho de 2020.

No aguardo

Os pesquisadores não selecionados podem recorrer da decisão em até três dias úteis. O resultado final será publicado depois da análise dos eventuais recursos.

Conforme a coordenação, a iniciativa foi desenvolvida para atender a pedido feito pelo Grupo de Acompanhamento e Avaliação, formado pela Marinha do Brasil, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis. A conjuntura foi criada no âmbito do Plano Nacional de Contingência para responder com urgência à necessidade de limpeza das praias e contenção das manchas de óleo em águas brasileiras.

* com informações da Capes

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!