Capes vai liberar R$ 1,3 milhão para pesquisas sobre manchas de óleo

Por ser ação emergencial, as propostas de estudo devem ser encaminhadas do dia 25 de novembro, até as 17h (horário de Brasília), até 4 de dezembro

Foto: Agência Brasil
Manchas de Óleo

Leia também: Bolsonaro defende excludente de ilicitude: "Bandidagem só entende uma linguagem"

Por ser uma ação emergencial, as propostas de estudo devem ser encaminhadas do dia 25 de novembro, até as 17h (horário de Brasília), até 4 de dezembro pela plataforma online da Capes. O resultado final será divulgado a partir de 18 de dezembro . O edital está disponível no link https://inscricao.capes.gov.br/individual

Podem apresentar projetos professores vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu recomendados pela coordenação. Cada proposta aprovada ter á o valor de financiamento de até R$ 100 mil, liberados em uma única parcela, e uma cota de bolsa de mestrado. O projeto deverá ser desenvolvido ao longo de dois anos, podendo ser prorrogado por mais 12 meses.

As áreas de pesquisa prioritária são avaliação dos impactos ambientais e socioeconômicos, bioremediadores, dispersão do óleo, processamento de resíduos e tecnologia aplicada à contenção do óleo.

Continua após a publicidade

“O programa Capes -Entre Mares atende demanda apresentada pelo Grupo de Acompanhamento e Avaliação criado no âmbito do Plano Nacional de Contingência para a gestão de ações de resposta após a ocorrência do desastre”, disse a Capes.

Leia também: Cientista diz ter encontrado evidências de alienígenas em Marte

O grupo é formado pela Marinha do Brasil, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis ( Ibama ).

*Com informações da Capes