Tamanho do texto

Trump havia dito em campanha que esse seria um de seus objetivos durante o governo; estados que quiserem podem continuar por conta própria

Trump desembarcando de avião arrow-options
Divulgação/Official White House/Shealah Craighead
Trump havia prometida ainda em campanha que os EUA sairiam do pacto

Os Estados Unidos anunciaram à Organização das Nações Unidas (ONU) nesta segunda-feira (4) que vão deixar o acordo do clima de Paris . A notificação, feito por autoridades do Departamento de Estado, é o primeiro passo de uma jornada que deve demorar cerca de um ano até que o país abandone totalmente o pacto de combate às mudanças climáticas.

"De acordo com os termos do acordo, os Estados Unidos enviaram uma notificação formal de sua retirada às Nações Unidas. A retirada entrará em vigor um ano após a entrega da notificação", disse o secretário de Estado americano, Mike Pompeo .

Leia também: Quase 50% dos americanos votarão contra Trump nas eleições de 2020, diz pesquisa

A saída do acordo é uma das bandeiras defendidas por Trump durante sua campanha à presidência. A promessa foi feita em junho de 2017 e, na época, o então candidato disse que defendia os interesses americanos, uma "reafirmação da soberania americana". O acordo foi em 2015 por 195 partes durante a COP21, que aconteceu em Paris, na França.

    Leia tudo sobre: Donald Trump