Tamanho do texto

Petróleo encontrado nos barris da Shell tem a mesma composição óleo que atingiu diversas praias do Nordeste brasileiro; Shell

Barril encontrado em Barra dos Coqueiros (SE) com óleo derramado arrow-options
Adema
Barril encontrado em Barra dos Coqueiros (SE) com óleo derramado




Análises feitas pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) verificaram que o material encontrado no interior dos barris é idêntico ao das manchas de óleo que atingiram mais de 100 praias nordestinas nas últimas semanas.

Leia também: Justiça dá prazo de 48 horas para a União conter avanço de óleo em Sergipe

Após o governo de Jair Bolsonaro (PSL) acusar sem evidências a Venezuela pela responsabilidade das manchas de óleo que apareceram no litoral do Nordeste , o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, disse que o Ibama cobrará esclarecimentos da Shell sobre o conteúdo de barris encontrados em Sergipe.

Leia também: Ministro da Defesa diz que origem de óleo vazado está sendo apurada

Salles disse que a Shell deve ser notificada na próxima segunda-feira (14), recebendo 24 horas para prestar esclarecimentos depois de receber o aviso. Em nota, segundo o portal G1, a Shell afirmou que o conteúdo original dos tambores localizados na praia da Formosa, em Sergipe, não tem relação com o óleo cru encontrado em diferentes praias da costa do Brasil.

Em nota, a Shell Brasil afirmou que "tambores localizados na Praia da Formosa, no Sergipe, não tem relação com o óleo cru encontrado em diferentes praias da costa brasileira". Ressaltou ainda que o adesivo em um dos tambores encontrados em Sergipe tem data de 17/02/2019 e que a mancha de óleo cru que está atingindo o litoral começou a impactar a costa em setembro. Por isso, a empresa aponta para uma possível reutilização do tambor encontrado, feita possivelmente por outra empresa.