Hardcore

espuma praia rio de janeiro
Hardcore
Região dos lagos no Rio de Janeiro é conhecida por grande concentração de sal nas águas o que justificaria fenômeno da espuma

Um grupo de ciclistas que percorria a região dos lagos no Rio de Janeiro se surpreendeu ao encontrar uma densa espuma branca em trecho extenso na praia do Sudoeste . As hipóteses até agora são de que a espuma seja derivada da alta concentração de sal na água ou de um possível despejo de esgoto .

Leia também: Tartaruga marinha bebê morre após ingerir 104 pedaços de plástico

Para Wellington Alves, ciclista que fez o registro da camada branca na Lagoa do Araruama, acredita que o material não seja um poluente: “Não parece ser poluição. Acredito ser um fenômeno da natureza ”, ressaltou em entrevista.

O biólogo Emerson Pereira , morador de Cabo Frio, diz que o fenômeno geralmente ocorre devido a alta concentração de sal nesta região de represa.

“A espuma é resultado de uma combinação de fatores. Neste caso os ventos fortes em uma região represada e de alta salinidade fazem com que o sal seja transportado, acumule-se nas margens e forme esta paisagem tomada pela cor branca”, explica.

Leia também: Salles diz que óleo no Nordeste vem "muito provavelmente" da Venezuela

O também biólogo Mário Moscatelli , por outro lado, ressalta a importância de verificar a qualidade da água para saber a real causa da formação da espuma: “Geralmente quando isso acontece, por exemplos nas águas da região metropolitana, é o efeito do vento que gera ondas e as ondas por sua vez pelo seu batimento geram a espuma que é basicamente matéria orgânica. A tal matéria orgânica pode ser natural ou associada a despejo de esgoto . Aí é uma questão de analisar a água onde está ocorrendo o fato”.

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários