Tamanho do texto

Segundo informações de pesquisadores, coloração inusitada do animal se deve a uma anomalia genética; após estudos, ela será devolvida ao mar

Lagosta arrow-options
Divulgação/Maine Center for Coastal Fisheries
Raridade: chance de se encontrar um espécime como este é de uma em 50 milhões

O que você faria se desse de cara com um animal extremamente raro? Este foi o dilema encarado por Daryl Dunham, capitão de um barco de pesca da cidade de Stonington, no estado do Maine (EUA). Na última terça-feira (10), quando navegava pelas águas da Baía Penobscot, ele ficou frente a frente com uma raríssima lagosta mutante de duas cores.

Leia também: Cantar no chuveiro, emprestar aspirador e mais! Dez leis bizarras pelo mundo

Segundo informações do jornal The New York Times, pesquisadores e cientistas do Centro de Pesca Costeira do Maine revelaram que as chances de se encontrar um espécime deste tipo de lagosta são de cerca de uma em 50 milhões e que sua coloração incomum é resultado de uma anomalia genética.

Devido a raridade do animal, Dunham optou por doá-lo ao centro de pesquisas para que ela fosse estudada. Lá, ficará ao lado de outros espécimes raros encontrados anteriormente, incluindo uma lagosta azul , que é encontrada em uma a cada dois milhões de oportunidades, e duas lagostas cálico , que tem desenhos na casca que parecem com uma  constelação e são encontradas em uma a cada 30 milhões de chances.

O tanque que servirá de casa para o novo hóspede é conhecido por abrigar outros espécimes raros de lagosta. Antes da chegada da mutante bicolor , já passaram por lá uma albina e uma amarela com pintas negras, ambas bastante exóticas.

LAgosta arrow-options
Divulgação/Maine Center for Coastal Fisheries
Animal ficará ao lado de outras espécies raras de lagosta: uma azul e duas cálico

O centro de pesquisa costuma receber estes animais dos pescadores e aproveita para utilizá-los em pesquisas e como objeto de estudo. Cerca de sete mil pessoas visitaram o Centro de Pesca Costeira do Maine no último ano e assistiram aulas sobre os animais, que são alvo de muita procura dos visitantes.

Entre os pesquisadores , a nova visitante já virou motivo de conversas e até de piadas. Patrick Shepard, um dos especialistas do centro, disse que ouviu de um colega que o animal está 'meio cozido', pois tem a coloração alaranjada, característica de um animal que foi cozinhado, em apenas um dos lados.

Leia também: Comissão do Senado aprova reforma na lei de telecomunicações

Apesar de ser uma novidade, a lagosta não ficará no local por muito tempo. De acordo com o próprio Shepard, ele deve ser devolvido ao local de onde foi pescado em duas ou três semanas, tão logo as análises sobre seu estado de saúde e características sejam finalizadas.