Fundo Digital expande iniciativas de preservação à Floresta Amazônica
Reprodução/Twitter
Fundo Digital expande iniciativas de preservação à Floresta Amazônica


Um conjunto de organizações amazônidas lançou no Dia da Amazônia, 5 de setembro, o fundo digital Friends of the Amazon , ou Amigos da Amazônia , onde pessoas ou instituições em qualquer lugar do mundo podem fazer doações para a conservação da região.

O fundo é gerido por um grupo de instituições parcerias, entre elas a Coordenação das Organizações Indígenas da Bacia Amazônica (COICA), a Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN Amazônia) e a Fundação Amazonas Sustentável (FAS). O maior objetivo é o de receber doações e captar recursos para implementar  soluções definitivas e permanentes que conservem a floresta e melhorem a qualidade de vida das populações tradicionais.

Leia também: Aumento de 91%! Desmatamento na Amazônia quase dobra em relação a 2018

Os recursos arrecadados do fundo Friends of the Amazon deverão ser utilizados para a execução de um conjunto de ações e iniciativas em larga escala e a longo prazo, com base em projetos bem-sucedidos e já aplicados na Amazônia e que alcançaram resultados positivos na redução do desmatamento e na erradicação da pobreza, com o propósito final de evitar uma catástrofe ambiental na região. 

Um exemplo de projeto bem sucedido, foi o executado pela Fundação Amazonas Sustentável para geração de renda e empoderamento comunitário que, desde 2008, beneficia aproximadamente 40 mil pessoas que moram em 11 milhões de hectares de Unidades de Conservação no Amazonas. Nessas áreas a redução do desmatamento alcançou 63% em dez anos e a renda média das famílias aumentou 244%.

Leia também: Queimadas na Amazônia triplicam e chegam ao índice mais alto desde 2010

Utilizando redes bem estabelecidas e parceiros reconhecidos, como a COICA e a rede SDSN-Amazonia, que mobilizam cerca de 600 organizações de vários países da Amazônia, o fundo pretende promover e aperfeiçoar as melhores práticas para desenvolver sustentavelmente outras áreas, comunidades e territórios pela Amazônia .

Transparência e tecnologia blockchain

O fundo e todo o seu ecossistema deverá ser gerido nesta plataforma colaborativa e descentralizada em blockchain, isto é, os recursos serão rastreados e associados diretamente à indicadores de resultados, aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável ( ODS ) e a evidências de impacto na área de atuação. Os doadores poderão, inclusive, acompanhar como os recursos serão investidos, além do impacto gerado na ponta.

Saiba como doar

fundo Friends of the Amazon possui um site oficial , onde é possível fazer doações e participar da nova estratégia de conservação da região. Por meio do fundo , os doadores vão poder se juntar à coalizão de parceiros e aderir a outros tipos de colaboração. Para participar é necessário preencher um formulário no site e enviar para o  endereço eletrônico . Também será possível acessar a plataforma de doações por e-commerce e via QRcode.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!