Tamanho do texto

Epomops buettikoferi é um morcego-da-fruta que vive em países da África

Morcego gigante arrow-options
Reprodução
Morcego gigante que parece com um cão

Quem ve uma foto de um Epomops buettikoferi pode pensar que se trata de uma montagem mal feita, ou então acreditar que foi descoberta uma raça de cachorro alado. No entanto, o animal, que já foi catalogado na África no século passado, é uma espécie de morcego-da-fruta, ou megamorcego.

Leia também: Conheça o morcego gigante que pode chegar a dois metros de envergadura

Conhecido pelo visual pouco convencional, o morcego pode ser encontrado em Senegal, Guiné-Bissau, Serra Leoa, Guiné, Libéria, Costa do Marfim, Gana e Nigéria. O animal pode chegar a mais de um metro de envergadura.

Apesar do tamanho e do visual assustadores, esses animais são considerados inofensivos. Eles se alimentam exclusivamente de frutas e néctar de flores e vivem em florestas. Ao contrário das espécies mais conhecidas de morcegos, eles não utilizam ecolocalização para se locomoverem, e possuem a visão e o olfato muito apurados. O animal que se parece com um cachorro também mantém hábitos diurnos.

Leia também: Crocodilo gigante já matou 300 pessoas e é conhecido como "demônio" na África

Por conta da rápida urbanização dos países da costa africana, os Epomops buettikoferi estão na lista de animais ameaçados extinção, já que o habitat natural deste tipo de morcego está sendo substituído pelas cidades.