Hardcore

verme poliqueto
Reprodução/Science Magazine
Verme descoberto no Japão é capaz de deixar humanos surdos


Um grupo de biólogos da Universidade de Kyoto, do Japão, descobriram que pequenos vermes marinhos chamados poliquetos (Leocratides kimuraorum) produzem um dos sons mais altos já registrados no oceano. Esses seres de apenas 29 milímetros fazem ruídos de 157 decibéis – para ter ideia, volumes acima de 130 decibéis já são dolorosos e perigosos à audição humana.

Leia também: Vermes "monstruosos" aparecem em praia e assustam banhistas na Austrália; veja

De acordo com Ryutaro Goto, biólogo à frente da pesquisa sobre os poliquestos,  os verme s não são os únicos animais marinhos que fazem uma barulheira. “Isso é comparável a sons feitos por camarões-de-estalo, cujos sons estão estão entre os mais intensos já medidos no mar”, escreveu no estudo.

Para examinar a capacidade sonora dos poliquetos , os cientistas transportaram os vermes até um laboratório. Chamou atenção o fato de que os estalos altíssimos saem pela boca desses seres minúsculos. Segundo os pesquisadores, as criaturas emitem o som quando abrem seus músculos da faringe – que são bem grossos.

Leia também: Apresentador da BBC se infecta com vermes para mostrar reação em documentário

Esses bichos foram descobertos em 2017 e passam a vida em esponjas-do-mar na costa japonesa do Oceano Pacífico. Quando as criaturas brigam, elas se contorcem, contraindo seus corpos e antes de se lançarem contra seus oponentes. Veja abaixo um vídeo dos Leocratides kimuraorum:


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!