Hardcore

medusa gigante
Arquivo Pessoal/Rodrigo Nattan Guimarães
Medusa gigante estava cercada por peixes e possuía um brilho único


Uma medusa gigante foi avistada por um surfista na Praia de Pernambuco, Guarujá, na última segunda-feira (24),, durante uma sessão de stand-up paddle. As imagens mostram o animal rodeado por peixes. Segundo especialistas, a espécie é inofensiva e pode ficar ainda maior do que a vista pelo surfista.

Leia também: Dentes de um peixinho das profundezas são mais fortes que os do tubarão-branco

A Praia de Pernambuco é uma das mais visitadas por turistas durante o verão. Rodrigo Nattan Guimarães, de 29 anos relatou que praticava stand-up paddle quando viu a água-viva . “Eu sempre vejo muitas por aqui, mas essa, pelo tamanho, eu nunca tinha visto. Era muito grande, parecia uma bola de futebol e estava bem próxima à faixa de areia da praia”, ressalta.

Leia também: Cientistas descobrem que dinossauros e pássaros modernos possuem o mesmo DNA

Segundo o professor do curso de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Assis, Sérgio Stampar, a água-viva é da espécie Phyllorhiza punctata, bastante comum na costa brasileira, mas com ciclos de ocorrência incertos.

“Alguns espécies aparecem ocasionalmente, mas sem um padrão. Ela pode ficar bem maior do que isso, mas é praticamente inofensiva”, explicou. Stampar destaca que a espécie não é nativa do Brasil e que, quando em grande quantidade, pode causar problemas.

Leia também: Tubarão é capturado e morto por pescadores na Bahia depois de ficar preso

“Em alguns lugares do mundo, no Golfo do México, por exemplo, houve uma espécie de enxameamento dessa espécie com um resultado catastrófico para a pesca local. Essas medusas têm um requerimento alimentar bastante grande e acaba afetando a disponibilidade de alimento para outros animais e também se alimentando de larvas de organismos importantes economicamente”, finaliza.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!