Jonas do século 21? Mergulhador sai ileso após ser quase engolido por baleia

Rainer Schimpf, de 51 anos, filmava uma migração em massa de sardinhas, na África do Sul, quando foi surpreendido pela mordida de uma baleia-de-bryde

Foto: Reprodução/Youtube
Fotógrafo que acompanhava mergulhador resolveu registrar o momento em que baleia fez aparição

Um cinegrafista passou por uma – peculiar – experiência de quase morte, enquanto tentava filmar uma migração em massa de animais na África do Sul. O operador de mergulho Rainer Schimpf, de 51 anos, foi surpreendido e quase foi engolido por uma baleia que acompanhava a “corrida das sardinhas”, um evento natural em que diversas sardinhas migram até a costa e são seguidas por uma variedade de espécies de tubarões, peixes, focas e golfinhos.

Leia também: ONG conclui que é “compreensível” baleia encontrada em área de mata no Pará

Segundo o jornal New York Post , Schimpf tentava fazer com que um tubarão passasse pela isca que ele havia montado, quando tudo ficou escuro e o mergulhador percebeu que estava sendo agarrado por uma baleia . "Eu podia sentir a pressão no meu quadril, não há tempo para medo em uma situação como essa, você tem que usar o seu instinto", comentou.

Enquanto isso, os colegas do cinegrafista resolveram capturar o momento em que o mergulhador ficou preso nas mandíbulas dos mamíferos marinhos. "Quando Rainer se dirigiu para a bola de isca, de repente a água se agitou amplamente, e eu sabia com certeza que algo estava prestes a acontecer, então mantive o foco da minha câmera nele com firmeza", relatou o fotógrafo Heinz Toperczer à imprensa da África da Sul . O fotógrafo ainda contou que um “spray branco” saiu da água e, em seguida, foi possível ver o mamífero.

Leia também:Tempestade causa 'chuva' de peixes vivos e cobre estradas com animais, em Malta

Continua após a publicidade

A baleia em questão era uma baleia-de-bryde, que pode chegar a 15 metros de comprimento e se alimenta, principalmente, de crustáceos e pequenos peixes. Devido a isso, o acontecimento teria sido somente um acidente, já que a baleia estaria indo atrás de uma presa e não conseguiu enxergar o cinegrafista, de acordo com Toperczer, que ainda chamou os mamíferos de “gigantes gentis”.

Quanto a Schimpf, o mergulhador foi solto pela baleia, escapando ileso do ‘banquete’ e voltando, logo em seguida, a ir atrás dos tubarões. "Foi uma experiência interessante, mas certamente nada que eu queira fazer novamente", comentou o cinegrafista.

Algumas pessoas ainda aproveitaram o acontecimento para relacionar a experiência de Rainer ao conto bíblico de Jonas, o profeta do século VIII que foi engolido por uma baleia.

Leia também: Japão anuncia saída de comissão de proteção às baleias e retoma caça comercial

A baleia -de-bryde ainda é um mistério para os pesquisadores do Brasil e do mundo, devido às poucas informações disponíveis sobre os mamíferos. Presente nos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, a espécie não realiza extensos movimentos migratórios, permanecendo, quase que o ano inteiro, em águas quentes.