ONG conclui que é “compreensível” baleia encontrada em área de mata no Pará
Biólogos acreditam que animal foi arrastado para o meio da mata através das macromarés comuns no Norte; baleia tinha oito metros de comprimento
Por iG São Paulo |
26/02/2019 20:26:28
O surgimento de uma baleia jubarte em meio a uma área de mata surpreendeu os moradores da cidade de Soure, situada na Ilha de Marajó, no Pará. O enorme mamífero foi encontrado morto na tarde da última sexta-feira (22) e a própria Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) tinha dúvidas sobre como o animal foi parar em uma área sem água.
Leia também: Banheiros químicos 'viram barcos' em enchente no Beco do Batman, em SP; assista
Acostumada em conservação socioambiental, a organização não governamental Bicho D’Água mobilizou voluntários para ara realizar a necrópsia e estudos devidos no próprio local para levantar a causa da morte do animal tão raro por esta região. A conclusão foi de que a baleia jubarte foi trazia por uma macromaré, comum na costa norte do Brasil.
Leia também: Enquanto SP vive caos por alagamentos, Austrália flagra crocodilos em enchentes
Segundo a prefeitura, a maré alta está acima da média no atual período, o que já provocou estragos em praias e em vilas de pescadores nos últimos dias. Em Soure, a chamada "super-maré" destruiu parte da ponte da Barravelha, causou prejuízos na Vila do Pesqueiro e em localidades próximas ao rio e até mesmo levou à morte de outra baleia jubarte
, que encalhou na própria praia do Araruna. A administração da cidade prometeu realizar reparos assim que a maré perder força.