Tamanho do texto

A espécie apelidada de “peixe-pássaro” pelos internautas dividiu opiniões e foi comparada a diversos animais, como golfinho, papagaio, pomba e pinguim

Pescadores chineses capturaram peixe-pássaro em rio; características incomuns do animal chamaram atenção na web
Reprodução/Youtube
Pescadores chineses capturaram peixe-pássaro em rio; características incomuns do animal chamaram atenção na web

Um peixe de aparência ‘mutante’ fez uma aparição em um rio no sudoeste da China na última semana e intrigou biólogos e internautas. A espécie apelidada de “peixe-pássaro” foi comparada a diversos animais e capturada por pescadores locais.

Leia também: Mulher desaparecida enquanto passeava com cães pode ter sido morta por jacaré

Nas imagens feitas pelos pescadores, o " peixe-pássaro ” aparece  ofegante enquanto os chineses o filmam. De acordo com o Daily Mail , a criatura dividiu opiniões, sendo considerada uma possível espécie híbrida.

O mistério do “peixe-pássaro” e seus possíveis ‘parentes’

Nas redes sociais, o debate acerca da espécie do peixe ganhou força. Enquanto muitos diziam que o animal tinha uma cabeça semelhante à de um pombo e a de um papagaio, outros contrariavam o palpite, dizendo que ele tinha características físicas parecidas com as de um golfinho.

"Isso é um cruzamento entre carpa e golfinho?", escreveu um. "Parece um mutante, não consigo nem identificar o que é", comentou outro. "Que estranho, parece uma pomba e um pinguim", declara mais uma pessoa nos comentários do vídeo que está circulando pelo Facebook.

Leia também: Proteínas influenciam no comportamento das "abelhas assassinas", revela estudo

Entretanto, depois de dias de especulações, o mistério acerca da criatura desconhecida parece ter sido desvendado. Especialistas em peixes do Museu de História Natural afirmaram que o peixe não é nenhum 'alien' ou uma espécie híbrida, e sim uma carpa deformada.

“Apesar de não conseguirmos identificar a espécie exata, concluímos que pertence ao grupo Cyprinidae , da família das carpas”, explicaram os especialistas.

Procurada pela mídia local, a União Internacional para a Conservação da Natureza alegou que as modificações presentes no peixe podem ter sido causadas pela alta poluição das águas, que tem gerado constantes mutações e lesões nos animais que as habitam.

Assim como os demais pesquisadores, o especialista do Guizhou Fisheries Research Institute , Yang Xing, ressaltou ao Guizhou Urban Daily , que o peixe com cabeça de pássaro é realmente uma carpa.

Leia também: Homem quase morre por picada de cascavel decapitada que injetou todo seu veneno

“Esse tipo de deformação na cabeça é comumente vista em espécies de peixes de água doce. Possivelmente o embrião sofreu danos ao longo de seu crescimento ou foi prejudicado pela  falta de oxigênio na água, devido à pesca excessiva", concluiu. Segundo o jornal local, o “ peixe-pássaro ” foi libertado pelos pescadores depois das filmagens.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.