Um filhote ‘mutante’ de ovelha nasceu com dois corpos e apenas uma cabeça na Ilha Kangaroo, na Austrália, e deixou fazendeiros muito surpresos. Segundo informações do portal Mirror , este é um raro caso de gêmeos siameses, sendo que os animais não sobreviveram ao parto.
Leia também: Mulher desaparecida enquanto passeava com cães pode ter sido morta por jacaré
“Nossa propriedade fica no sul da Austrália, e todos os dias checamos nossas ovelhas para para ver se alguma delas precisa de ajuda”, contou Ashleigh Bates. “Então, encontrei essa ovelha que obviamente estava tendo problemas. Eu puxei o filhote e descobri que ela estava carregando gêmeos siameses”.
Os animais possuíam dois corpos, oito pernas e apenas uma cabeça, deixando Bates muito chocado e surpreso com o que viu. Aos 65 anos, ele declarou que trabalha na fazenda há 50 e nunca tinha visto nada parecido acontecer, por isso decidiu registrar uma fotografia dos filhotes.
“A mãe está bem, mas os gêmeos não sobreviveram, eles já nasceram mortos”, explicou sobre a condição de saúde dos mamíferos. O australiano descartou o corpo para evitar o risco de doenças entre seu rebanho, que atualmente conta com mais de cinco mil cabeças.
Leia também: Proteínas influenciam no comportamento das "abelhas assassinas", revela estudo
Andrew Heirich, que também é fazendeiro na ilha, disse que já ouviu falar de situações como esta, mas nunca tinha visto nada parecido acontecer com uma de suas ovelhas.
Como nascem os filhotes siameses de ovelha?
Gêmeos siameses são o resultado de uma falha no processo de desenvolvimento fetal. Dessa forma, no momento em que o óvulo fecundado tenta se dividir para formar dois indivíduos – gêmeos idênticos – um erro no processo faz com que os fetos não se separem completamente.
Leia também: Nove dos 13 baobás mais antigos do mundo morrem e geram alerta sobre aquecimento
Casos assim podem acontecer com diversas espécies de animais, incluindo humanos e, neste caso, com uma ovelha, e nem sempre os indivíduos podem ser separados de maneira cirúrgica. Tudo depende de quais as partes do corpo conectadas e se há órgãos vitais sendo compartilhados pelos dois indivíduos. Nestes casos, uma operação não pode ser realizada.