Reid Wiseman, Victor Glover, Christina Koch e Jeremy Hansen durante a missão Artemis II
Frank Michaux/NASA
Reid Wiseman, Victor Glover, Christina Koch e Jeremy Hansen durante a missão Artemis II

missão Artemis II entra em sua etapa final e mobiliza atenção global. De acordo com comunicado da NASA, o retorno à Terra está previsto para esta sexta-feira (10), com um dos momentos mais aguardados da operação: o splashdown da cápsula Orion.

O pouso no oceano deve ocorrer por volta das 21h07 (horário de Brasília), na costa de San Diego, nos Estados Unidos, marcando a etapa final da jornada dos astronautas.

Confira onde assistir

 De volta para casa!  Em contagem regressiva a Nasa transmitirá  ao vivo pelos canais oficiais a chegada dos astronautas Reid Wiseman, Victor Glover, Christina Koch e Jeremy Hansen. Minuto a minuto, o site da agência espacial mostrará cada etapa até o retorno da tripulação em solo americano. 

Lembrando que, o público poderá acompanhar em tempo real também no  canal do YouTube e na plataforma Nasa+


Entenda mais sobre o pouso

Seguindo os protocolos de reentrada na Terra, a tripulação inicia a preparação da cápsula, organizando a cabine, vestindo os trajes e configurando os sistemas para a etapa final. Segundo a NASA, o módulo de tripulação será desacoplado do módulo de serviço, expondo o escudo térmico responsável por proteger a nave durante a passagem pela atmosfera.

Durante a descida, a parte externa da cápsula enfrenta temperaturas de cerca de 1.650 °C. Na sequência, tem início a fase de desaceleração, que consiste no uso do  paraquedas de frenagem, que serão acionados para reduzir a velocidade, que cai de 495 km/h para cerca de 27 km/h.

Esse processo controlado garante um impacto seguro no momento do pouso no mar como está previsto.

Etapa chave define o retorno à Terra

Uma manobra decisiva marcou o 9º dia da missão da equipe. A espacionava Orion Spacecraft acinou seus propulsores por volta das 22h53 (horário de Brasília), durante aproximadamente nove segundos.  Esse comando gerou uma aceleração de 1,6 metro por segundo, ajustando a trajetória de retorno à Terra.

Com isso, a tripulação da Artemis II já ultrapassou a metade do percurso de volta para casa.

Astronauta da NASA e piloto da Artemis II, Victor Glover em sobrevoo lunar
Reprodução/Nasa
Astronauta da NASA e piloto da Artemis II, Victor Glover em sobrevoo lunar

Cerca de duas horas antes da ignição, uma falha inesperada interrompeu temporariamente o sinal de comunicação da espaçonave com a agência espacial durante uma mudança na taxa de dados, afetando a transmissão de voz e telemetria.


O problema foi solucionado rapidamente e as comunicações foram restabelecidas e, pouco depois, as equipes da NASA retomaram os preparativos para a manobra, seguindo o cronograma com a tripulação a bordo.


    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

    Mais Recentes