A NASA divulgou nesta semana um conjunto de imagens impressionantes tanto pela beleza quanto pela relevância científica.

Entre registros estão de uma super nova, imagem da lua e fotos históricas da instituição americana. As fotografias estão disponíveis no site oficial da Nasa na parte “Imagens do Dia”.

Veja as imagens da Nasa desta semana


Imagem da Semana da Nasa
Nasa
Imagem da Semana da Nasa







A foto foi tirada em 1957. George Cooper, piloto de testes do Comitê Consultivo Nacional de Aeronáutica, ou NACA, está ao lado de um North American F-100, um caça supersônico testado pelo NACA. Cooper serviu como piloto na Segunda Guerra Mundial antes de ser contratado pelo Laboratório Aeronáutico Ames da NACA em 1945. Entre 1945 e sua aposentadoria em 1973, Cooper testou mais de 135 aeronaves, levando-as rotineiramente ao limite.

Em 3 de março de 1915, a NACA foi criada pelo Congresso para “supervisionar e dirigir o estudo científico dos problemas de voo, com vistas à sua solução prática”.

Imagem da Semana da Nasa
Nasa
Imagem da Semana da Nasa







A sombra do módulo lunar Blue Ghost da Firefly Aerospace pode ser vista nesta foto da Lua, tirada após o pouso em 2 de março de 2025. O módulo de pouso entregou com segurança um conjunto de 10 instrumentos de ciência e tecnologia da NASA.

Esses instrumentos operarão na superfície lunar por aproximadamente um dia lunar, ou cerca de 14 dias terrestres. A entrega bem-sucedida à Lua faz parte da iniciativa CLPS (Commercial Lunar Payload Services) da NASA e da campanha Artemis. 

Imagem da Semana da Nasa
Nasa
Imagem da Semana da Nasa







O Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA tirou uma foto do resto de uma supernova: a Nebulosa do Véu.

O evento astronômico é remanescente de uma estrela com aproximadamente 20 vezes a massa do Sol que explodiu há cerca de 10.000 anos. A Nebulosa do Véu está situada a cerca de 2.400 anos-luz de distância, na constelação de Cisne. As imagens desta nebulosa fotogênica foram tiradas pela primeira vez pelo Hubble em 1994 e 1997, e novamente em 2015.


Imagem da Semana da Nasa
Nasa
Imagem da Semana da Nasa







O OLI (Operational Land Imager) no Landsat 8 capturou uma imagem das águas turvas da Baía de Kachemak.

A cor da água vem da farinha glacial – pedaços de rocha pulverizada moída por geleiras. Vários fluxos de água de degelo ricos em partículas, às vezes chamadas de sedimentos suspensos, absorvem e espalham a luz solar de maneiras que deixam a água com uma tonalidade azul-esverdeada leitosa.

A água que flui para a baía do Complexo Glaciar Grewingk-Yalik  carrega águas impregnadas de sedimentos que transformam a aparência da baía durante o verão.

Imagem da Semana da Nasa
Nasa
Imagem da Semana da Nasa





A astronauta da NASA Tracy Dyson aponta para o remendo da Expedição 71 em seu traje de voo na quarta-feira, 5 de março de 2025. 

Enquanto estava a bordo da Estação Espacial Internacional, Dyson conduziu dezenas de atividades científicas e tecnológicas para beneficiar a futura exploração espacial e a vida na Terra. Ela controlou remotamente um robô na superfície da Terra a partir de um computador a bordo da estação e avaliou as operações da órbita para o solo. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!