"Cometa do século" fica visível a partir de hoje

Confira detalhes e saiba como observar o fenômeno!

Cometa do século

O cometa C/2023 A3, um dos mais aguardados dos últimos tempos - por isso, ficou conhecido como "cometa do século" -, começará a ser visível na Terra a partir deste domingo (15). Sua observação será possível até novembro. Ele vem do Leste e poderá ser visto perto do amanhecer (setembro) até o começo da tarde (novembro).

Reprodução

Fenômeno bastante aguardado

O corpo ganhou o apelido de “cometa do século” porque deve ter um dos maiores brilhos entre cometas deste século, como informou a BBC.

Reprodução

Começa hoje

Apesar de ficar visível a partir de hoje, o cometa deve alcançar seu auge de brilho em outubro. Devido à distância da Terra e ao formato do corpo celeste, ele deve ser especialmente visível, esperam especialistas.

Reprodução

Ciência

O cometa foi descoberto em 2023 por dois observatórios independentes. Hoje, tem magnitude de 6, mas pode chegar a 2 (quanto menor, mais brilho).

Reprodução

Como observar?

Algumas dicas para ver o cometa são baixar aplicativos de localização de corpos celestes, aprender de onde ele vem (é necessário olhar para Leste) e usar materiais como telescópio e binóculos. O fenômeno poderá ser observado em todo o Brasil, mas é preciso acordar cedo: pelo menos por enquanto, o cometa fica visível antes do nascer do Sol.

Agência Brasil

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Participe do nosso canal no WhatsApp!

ig

Veja mais Top Stories