Asteroide
A maior lua de Júpiter, Ganymede, foi atingida por um asteroide 20 vezes maior do que matou os dinossauros na Terra há 66 milhões de anos.
A maior lua do sistema solar foi atingida por asteroide maior que rocha que matou dinossauros.
A maior lua de Júpiter, Ganymede, foi atingida por um asteroide 20 vezes maior do que matou os dinossauros na Terra há 66 milhões de anos.
Modelos criados por computador mostraram que o asteroide tinha quase 300 km de largura e atingiu Ganymede em um ângulo entre 60° e 90°. O impacto foi tão forte que criou uma cratera de mais de 1600 quilômetros de largura.
Uma cientista de um planetário japonês disse que há tempos acreditavam que alguns sulcos circulares e concêntricos da lua foram causados por um impacto.
Porém, não era claro o tamanho de tal impacto. Mas, estudando os padrões, ela descobriu que os círculos apontam praticamente para o lado oposto a Júpiter.
Isso mostrou que o asteroide bateu tão forte que acrescentou um peso e força considerável no corpo celeste, fazendo a Lua se desestabilizar e girar no próprio eixo.
Sabe-se disso porque a face oposta a Júpiter foi atingida, e a face interna é a que fica na direção do planeta (como na Terra, é sempre o mesmo lado), mas o asteroide veio da outra direção.
Um novo ônibus espacial agora entra-se na missão Juice para explorar Ganymede, tirar fotos melhores e ajudar a entender o ocorrido.