A Nasa , a agência espacial americana, informou que atingiu o asteroide duplo Dimorphos nesta segunda-feira (26), na primeira missão de teste de defesa planetária já realizada na história. A colisão ocorreu às 20h15 (horário de Brasília) e foi transmitida ao vivo pelos canais oficiais da Nasa. Todo o processo foi realizado remotamente.
A missão , nomeada Double asteroid redirection test ( Dart ), ou Teste de redirecionamento duplo de asteroides, tem como objetivo desviar a órbita de Dimorphos e treinar os cientistas para salvar a Terra de alguma ameaça futura, caso um dia isso se faça necessário. Cientistas concluíram que o asteroide não representa um perigo real para o planeta, mas, ainda assim, essa hipótese não foi totalmente descartada.
A sonda atingiu que atingiu Dimorphos estava a uma velocidade de cerca de 22.500 quilômetros por hora no momento do impacto, mas ainda não se sabe se isso foi capaz de desviar a órbita do astro. Os cientistas devem fazer novas análises para avaliar se a missão foi concluída com sucesso.
A nave não-tripulada é equipada com painéis solares que, quando implantados, medem 8,5 metros de comprimento cada. Dentro dela, há também uma câmera, que ajudou na navegação no espaço e na identificação do asteroide, e um satélite cúbico, que tentou capturar imagens do momento de impacto.
Cientistas calcularam que Dimorphos está agora mais próximo da Terra do que o usual e, por isso, o asteroide foi considerado o astro perfeito para ser o alvo da missão. Se tudo correr conforme o esperado, o corpo celeste será o primeiro a ter a forma de sua órbita alterada devido à intervenção humana.
Entre no canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo. Siga também o perfil geral do Portal iG .