A Antártida é o continente mais gelado do planeta, com temperaturas próximas a -50°C
Reprodução
A Antártida é o continente mais gelado do planeta, com temperaturas próximas a -50°C

Com temperatura normal próxima a -50°C, a Antártida , continente mais gelado do planeta, bateu recorde de calor em março. Na estação meteorológica Concordia Research, localizada no Planalto Antártico, termômetros registraram a máxima de -11,5°C, o que representa um aumento de 38°C na região.

O cientista da Universidade de Berkeley (EUA), Robert Rohde, afirmou que a temperatura registrada na Antártica representa "a maior em uma estação meteorológica".


"A mais recente e extraordinária onda de calor na  Antártida parece ter batido um novo recorde mundial de temperatura, sendo a maior já registrada em uma estação meteorológica", reforçou Robert Rohde, especialista em mudanças climáticas, em sua rede social.

Em entrevista para a CNN , Randall Cerveny, professor de ciências geográficas da Universidade Estadual do Arizona e integrante da Organização Meteorológica Mundial (WMO, sigla em inglês), explicou que o aumento da temperatura representa uma combinação de eventos meteorológicos, como “o fluxo úmido de um rio atmosférico” e “a intrusão de ar muito quente, raro para esta época do ano, no planalto antártico”.

A chegada da umidade impossibilitou a migração do ar quente para outra região, o que permitiu a onda de calor na Antártida, que acabou de sair da sua época de "verão".

Etienne Kapikian, meteorologista do Meteo-France — o serviço nacional de meteorologia da França — afirmou que a temperatura registada na estação Concordia foi um "recorde absoluto", inédito nos 60 anos de dados acumulados pela instituição.

Entre no  canal do Último Segundo no Telegram e veja as principais notícias do dia no Brasil e no Mundo.


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!