Dinossauro gigante descoberto no outback da Austrália foi identificado como uma nova espécie e reconhecido como um dos maiores que já vagou pela Terra, de acordo com paleontólogos
Imagem: Scott Hocknull / Museu de História Natural de Eromanga / AFP

Cientistas australianos classificaram uma nova espécie de dinossauro , a maior já encontrada no país, que figura entre os 15 maiores dinossauros já descobertos no mundo. Nomeado de Australotitan cooperensis, o animal era um titanossauro que poderia chegar até 6,5 metros de altura e 30 metros de comprimento, tão longo quando uma quadra de basquete .

O esqueleto foi encontrado pela primeira vez  em uma fazenda no estado de Queensland. A propriedade pertencia ao casal Robyn e Stuart Mackenzie. Em 2007, equipes do Museu de Queensland e do Museu de História Natural de Eromanga começaram a trabalhar na identficação.

— É incrível pensar desde os primeiros ossos descobertos por nosso filho, as primeiras escavações com o Museu de Queensland, até o desenvolvimento de um museu sem fins lucrativos que realiza escavações anuais de dinossauros, tudo nos ajudou a chegar a este ponto, é um verdadeiro privilégio — disse Stuart à CNN.

Durante a pesquisa, os cientista apelidaram dinossauro de " Cooper ", uma referência ao rio Cooper Creek, que fica próximo de onde foi encontrado. De acordo com a equipe, o processo foi demorado devido à localização remota dos ossos, do tamanho do material e da condição delicada de conservação em que se encontrava.

O Australotitan foi classificado como um saurópodes, herbívoros conhecidos por seu tamanho. Eles tinham cabeças pequenas, pescoços muito longos, caudas longas e pernas grossas em forma de pilar. Esses dinossauros viveram durante o período Cretáceo, entre 92 e 96 milhões de anos atrás. Ele estaria relacionado a três outras espécies de saurópodes já conhecidas: o Wintonotitan, o Diamantinasaurus e o Savannasaurus.

— Parece que os maiores dinossauros da Austrália eram todos parte de uma grande família feliz — ressaltou Scott Hocknull, um dos líderes da pesquisa.