Meteoro do tamanho de uma bola de basquete pode ser visto no céu do Rio Grande do Sul
Reprodução/Bramon
Meteoro do tamanho de uma bola de basquete pode ser visto no céu do Rio Grande do Sul

O céu de Tramandaí, no litoral Norte do Rio Grande do Sul foi iluminado pela queda de um meteoro de grande magnitude na noite da última quinta-feira (3). O fenômeno foi registrado por câmeras do Observatório Espacial Heller & Jung.

A magnitude mede o brilho de um meteoro a partir de um observador na terra. Quanto mais brilhante um objeto parece, menor é o valor de sua magnitude. Em seu momento mais luminoso, este meteoro atingiu a magnitude -12.5, equivalente ao brilho de uma Lua Cheia.

Esse é o meteoro de maior brilho registrado no Rio Grande do Sul neste ano. Nos últimos três anos está mais frequente a queda de meteoros grandes, mas ainda não há uma explicação dos motivos.

"Por enquanto, estes grandes como ontem são lindos de assistir, o problema é quando caírem efetivamente sobre uma cidade. O mais recente que explodiu em cima de uma cidade da Rússia", diz Jung.

Você viu?

Segundo Carlos Fernando Jung, diretor da Região Sul da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon) e proprietário do observatório, o meteoro teve duração de 1,76 segundos e, ao ingressar na atmosfera, tinha uma massa de 33 Kg, com diâmetro aproximado de uma bola de basquete.

"Possivelmente 10% desta massa pode ter resultado em meteoritos no solo", afirmou Fernando Jung ao G1. 

"Por enquanto, estes grandes como ontem são lindos de assistir, o problema é quando caírem efetivamente sobre uma cidade", disse Jung.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!