A
Roberto Elías/Museu de História Natural da Bolívia
A "rã escroto" vive no Lago Titicaca.

A Rã-do-Titicaca é o maior anfíbio aquático do mundo. Como o próprio nome indica, a rã gigante vive no Lago Titicaca , situado na fronteira entre o Peru e a Bolívia. Conhecida também como “rã escroto”, ela já foi considerada um dos animais mais feios do mundo por votação popular e hoje está ameaçada de extinção, segundo informações da BBC Brasil .

Atualmente, essa espécie de rã encontra-se ameaçada de  extinção devido à poluição causada por atividades de mineração. Além disso, a “rã escroto” é utilizada na medicina tradicional, caçada como alimento e sua pele é empregada em produtos artesanais.

Diante disso, instituições científicas irão estudar o habitat e o material genético dessa espécie a fim de preservá-la. Os profissionais envolvidos são especialistas do Museu de Ciências da Bolívia e do Museu de História Natural do país, da Universidade Cayetano Heredia do Peru, da Pontifícia Universidade Católica do Equador, do Zoológico de Denver nos EUA e da ONG NaturalWay.

A “ rã escroto ” recebeu esse apelido em função da sua pele solta, que forma dobras ao redor do corpo e auxilia na respiração. Seu nome científico é Telmatobius culeus e esse tipo de rã, que é exclusivamente aquática, pode medir até 14,5 cm.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!